O dólar recuou nesta quinta-feira, 16, ante o iene e algumas moedas emergentes ligadas a commodities, como o yuan e o rublo, influenciado pela cautela dos mercados antes do plebiscito que votará a permanência do Reino Unido na União Europeia, que acontece na próxima quinta-feira, 23. Em relação ao euro, no entanto, a moeda americana subiu.

Além disso, o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) optou por deixar sua política monetária inalterada, quebrando as expectativas do mercado por estímulos na economia japonesa. Isso aumentou a demanda por ativos seguros, como o próprio iene.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 104,36 ienes, de 106,00 ienes de ontem. Ante o yuan, o dólar recuava a 6,5843, de 6,5858 na véspera. Já o euro caía a US$ 1,123, de US$ 1,257.

Durante a tarde, a notícia da morte da deputada trabalhista britânica Jo Cox levou à suspensão das campanhas pelo plebiscito e levantou rumores de que a própria votação pode ser adiada. Jo Cox era a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia.

Após a morte, a cotação da libra devolveu as perdas e passou a subir ante o dólar e o euro na segunda metade do pregão.

“O tema mais abrangente no momento é que estamos vendo os mercados reagirem a sentimento, só por causa do medo que cerca esse risco de o Reino Unido deixar a UE”, disse Eric Theoret, estrategista de câmbio no Scotiabank. Fonte: Dow Jones Newswires