O dólar teve pouca oscilação nesta segunda-feira, 24, com os investidores à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), e anotou ganhos marginais ante o euro e o iene.

No final da tarde em Nova York, perto do horário de fechamento das bolsas de Nova York, o dólar subia para 111,09 ienes, ante 111,07 ienes da sexta-feira. Já o euro recuava para US$1,1648, de US$ 1,1668.

Amanhã, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) inicia sua reunião de política monetária de dois dias e, apesar de ser amplamente esperado que o Fed mantenha os juros inalterados, os analistas vão buscar pistas sobre o ritmo do aperto monetário.

A incerteza política também influenciou a cautela dos investidores nesta segunda-feira. O genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, um dos principais conselheiros da Casa Branca, deu detalhes de seus contatos com oficiais e empresários russos, incluindo uma reunião secreta com o embaixador da Rússia nos EUA em abril de 2016.

Investidores temem que a instabilidade possa tirar a agenda pró-crescimento de Trump dos trilhos.

“O cenário político em Washington pode impedir quaisquer avanços efetivos da agenda econômica do presidente para o futuro próximo”, disseram analistas do Scotiabank em nota.