Mobilizadas há dias, equipes portuguesas com centenas de bombeiros conseguiram controlar, neste sábado (12), os dois principais incêndios florestais que castigam o centro de Portugal, mas o risco de novos focos permanece, devido às altas temperaturas e aos fortes ventos.

O incêndio florestal que desde quarta-feira (9) causa estragos perto da cidade de Abrantes, no distrito de Santarém, foi controlado esta manhã, anunciou a Defesa Civil.

Os serviços de emergêncência conseguiram deter o avanço das chamas, mas cerca de 500 bombeiros, 200 veículos e três helicópteros se mantêm mobilizados em torno das colinas do norte dessa cidade do distrito de Santarém para impedir o surgimento de novos focos.

O incêndio declarado ontem em Alvaiazere, na região de Leiria, também foi controlado. Pelo menos 200 bombeiros, 80 veículos e um avião-tanque seguem seu trabalho para a extinção completa das chamas.

Agora, não há nenhum incêndio considerado “ativo”, de acordo com a Defesa Civil.

Em meados de junho, um gigantesco incêndio deixou 64 mortos e mais de 200 feridos perto de Pedrógão Grande, no centro do país.