Pelo menos 12 pessoas morreram, neste sábado (24), em dois ataques na cidade iraquiana de Tikrit reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI) – anunciou a Polícia iraquiana.

De acordo com duas fontes da Polícia local, homens armados atiraram contra um posto de controle na parte oeste dessa cidade, deixando quatro mortos. Eles continuaram a viagem rumo ao norte, detonando um veículo cheio de explosivos em outro ponto de verificação. Oito pessoas morreram neste segundo ataque.

As mesmas fontes informaram que esses dois ataques também deixaram pelo menos 23 feridos.

Em um comunicado, o EI assumiu a autoria de ambos os atentados, que teriam sido cometidos por três iraquianos e por um tadjique.

O Estado Islâmico disse que seu alvo era a Polícia iraquiana e grupos paramilitares xiitas de mobilização popular (Hachd al-Chaabi).

Cidade de maioria sunita localizada a 160 km ao norte de Bagdá, Tikrit foi dominada pelo EI em junho de 2014. As forças iraquianas pró-governo recuperaram essa área em março de 2015, ao longo de sua campanha para retomar os territórios conquistados pelos extremistas.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Nos últimos meses, as Forças Armadas iraquianas avançaram sobre o EI, recuperando, entre outros, Ramadi e Fallujah, ao oeste de Bagdá.

Especialistas em Iraque e nos movimentos extremistas consideram que o EI pode multiplicar esse tipo de atentado urbano para compensar a perda de terreno.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias