Dave Prowse interpretou Darth Vader nos filmes da clássica trilogia Star Wars (Crédito:Divulgação)

[posts-relacionados]Olá, pessoal. Neste artigo da série Documentários Nerds, vamos falar sobre “I Am Your Father” (2015), documentário que conta a história de Dave Prowse, ator que interpretou Darth Vader nos filmes da trilogia original de Star Wars (“Guerra nas Estrelas”, “O Império contra-ataca” e “O Retorno de Jedi”).

Com quase dois metros de altura, alguma experiência artística e físico de atleta (ele foi campeão britânico de fisiculturismo), Prowse foi uma escolha natural para o papel do vilão. Mas, apesar de ter usado a clássica roupa preta nos três filmes, ele acabou como um desconhecido do grande público. E colabora para isso uma triste curiosidade. Na cena final de “O Retorno de Jedi”, em que Darth Vader finalmente é visto sem a máscara, Prowse foi substituído por outro ator, o também inglês Sebastian Shaw. A cena foi filmada por George Lucas sem que Prowse soubesse.

Para aumentar ainda mais a confusão, nem a voz de Darth Vader é a de Prowse. O sotaque dele foi considerado inadequado e outro ator, o americano James Earl Jones, foi chamado para fazer a voz de Vader. Os diálogos com a voz de Jones foram inseridos na fase de pós-produção.

Dirigido pelo espanhol Marcos Cabotá, “I Am You Father” aborda as razões que levaram George Lucas a optar por outros atores na composição final do personagem Darth Vader. Cabotá ainda convence Prowse a refilmar a cena em que foi deixado de fora por Lucas, 30 anos depois.

Com entrevistas do próprio Prowse e de executivos da LucasArts, I Am Your Father mostra que Dave Prowse pode ter sido “punido” por George Lucas devido à sua fama de falastrão. Em algumas entrevistas, o ator revelava detalhes das produções, o que enfurecia Lucas e outros executivos da LucasArts.

Em uma delas, Prowse teria revelado o fim de O Retorno de Jedi a um jornalista britânico. Porém, entrevistado por Cabotá, o jornalista diz que o vazamento de informações partiu de um integrante da equipe técnica, e não de Prowse.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail
Marcos Cabotá e Dave Prowse (Crédito:Reprodução)

Até hoje, Prowse é vítima de um boicote da LucasArts e não é convidado para nenhum dos eventos oficiais de Star Wars, aparecendo apenas em outros eventos nerds sem relação oficial com os filmes.

O documentário traz também entrevistas com alguns atores dos filmes originais, como Kenny Baker (R2D2) e Jeremy Bulloch (Bobba Fett) e com os produtores Gary Kurtz e Robert Watts.

Mas os atores principais (Mark Hammill, Harrisson Ford e Carrie Fisher) não dão as caras. Por estarem na época sob contrato com a LucasArts para fazer os novos filmes da trilogia, é bem provável que estes atores não pudessem aparecer. Quanto a George Lucas, o diretor do documentário esclarece que ele foi contactado, mas não quis ser entrevistado.

O documentário está disponível no Netflix, com legendas em português.

Veja o trailer de I Am Your Father

 

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias