O sérvio Novak Djokovic, número um do mundo e atual campeão do US Open, pode cruzar com o espanhol Rafael Nadal nas semifinais do torneio nova-iorquino, de acordo com o sorteio realizado nesta sexta-feira, que colocou o russo Andrey Kuznetsov (42º) no lugar do brasileiro Thomaz Bellucci (62º) na primeira rodada.

“Nole”, que vem de uma grande desilusão nos Jogos Olímpicos do Rio, onde foi eliminado na primeira rodada pelo futuro campeão Juan Martín Del Potro, não terá uma estreia das mais tranquilas.

Ele enfrentará o talentoso polonês Jerzy Janowicz, que ocupa a 228ª posição do ranking, mas já foi número 14 do mundo.

“Ainda não estou 100%, mas estou chegando perto. Ainda tenho alguns dias pela frente. Espero que seja o caso na segunda-feira, quando o torneio começar”, comentou o sérvio, que depois da Olimpíada desistiu do Masters 1000 de Cincinnati por causa de uma dor no punho.

Djoko foi campeão dos dois primeiros Grand Slams do ano, o Aberto da Austrália e Roland Garros, mas caiu na terceira rodada de Wimbledon.

“Aprendemos mais com derrotas do que com vitórias. Derrotas sempre acontecem por um motivo. É preciso saber tirar lições delas”, completou.

Além de Nadal, o líder do ranking também tem na sua chave o croata Marin Cilic, campeão do US Open em 2014, que pode enfrentar nas quartas de final. Cilic faz sua estreia contra o brasileiro Rogério Dutra Silva, o Rogerinho.

O espanhol pode ter pela frente o canadense Milos Raonic.

Serena estreia contra Makarova

Na parte de baixo da chave, os dois favoritos para se enfrentarem nas semifinais são o escocês Andy Murray e o suíço Stan Wawrinka.

Murray está de vento em popa: acaba de se tornar bicampeão olímpico, pouco depois de conquistar seu segundo título em Wimbledon, depois de 2013.

Na semana passada, o britânico, que já ganhou o US Open em 2012, disputou a final em Cincinnati, mas foi derrotado por Cilic.

Pentacampeão do Grand Slam nova-iorquino, Roger Federer não disputará o torneio por ter encerrado sua temporada em julho, por causa de uma lesão no joelho.

No feminino, a número um do mundo Serena Williams, que almeja o 23º título em Grand Slams, deve enfrentar, em teoria, a romena Simona Halep nas quartas de final e a polonesa Radwanska na semi.

A americana fará sua estreia contra a russa Ekaterina Makarova (36ª).

Na temporada, Serena sofreu uma grande desilusão no US Open. Ela perdeu a oportunidade de conquistar os quatro Grand Slams no mesmo ano, ao ser derrotada pela italiana Roberta Vinci nas semifinais.

A brasileira Teliana Pereira inicia sua campanha contra a espanhola Carla Suárez Navarro, 11ª cabeça de chave.

jr/ps/lg/tt