Redemoinho

gente
Após as intensas gravações de “Velho Chico”, Dira Paes se dedica ao lançamento de “Redemoinho”, no Festival de cinema do Rio. O filme é esperado. Marca a estreia nas telonas do diretor José Luiz Villamarim, o bam bam bam da vez na Globo, com minisséries como “Justiça” e “Amores Roubados” no portfólio. O filme trata de reviravoltas em uma noite de Natal. “E mostra que, em um segundo, tudo pode mudar”. Foi o que aconteceu com o elenco de “Velho Chico”, com a morte do colega Domingos Montagner, afogado no Rio São Francisco a uma semana do término da trama. “As gravações acabaram na quinta e ele estava muito presente. A solução da câmera foi linda, e nos fez lembrar com alegria, da graça, da generosidade que ele tinha. De vez em quando um ou outro chorava, o que é normal, mas estávamos juntos nessa homenagem a ele”, conta Dira.

Vizinho de Gal

gente-03-ie
A vizinhança de Antonio Palocci no prédio de luxo na Alameda Itu, nos Jardins, em São Paulo, só soube da presença da Polícia Federal por funcionários que chegavam ao trabalho, por volta das 6h30 de segunda-feira 26. Empregados cruzaram com discretos agentes federais subindo, pelo elevador, até o apartamento do ex-ministro da Fazenda para cumprir a ordem de prisão de Palocci. Há pelo menos quatro anos morador do edificio, Palocci tem como vizinhos empresários de sucesso e a cantora Gal Costa. Os condôminos, porém, mal se cruzam na área comum.

Paris

gente-05-ie
Embora tenha viagem marcada para Paris no dia 8 de outubro, amigos do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega acreditam que ele desmarcará o voo. “Ele se incomoda muito com essa exposição. Se bem o conheço, ele deve cancelar. Primeiro que isso de fugir não faz o menor sentido”, diz um amigo. “A não ser que a viagem seja para tratamento da Eliane. Ele chegou a ver alternativas fora do País.”

Tratamento
Mulher de Mantega, Eliane Berger tem feito constantes cirurgias para retiradas de tumores que aparecem em diferentes órgãos, mesmo com a quimioterapia. No ano passado, o casal cancelou uma viagem de família porque a psicanalista precisou fazer uma cirurgia de emergência para retirada de um tumor agressivo numa região do intestino. A última cirurgia, contudo, redobrou sua confiança na recuperação.

Celebrada em Milão

gente-04-ie
Aos 46 anos, Naomi Campbell abriu a passarela do desfile da Versace, na Semana de Moda de Milão, com uma ousada e multifacetada coleção primavera-verão de Donatella Versace. Naomi comemora este ano três décadas de carrreira e em abril lançou o table book “Naomi”, coletânea de fotos e autobiografia.

Ranking
Auxiliares de Michel Temer criaram um ranking flutuante dos ministros mais boquirrotos do governo. O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, subiu para o primeiro lugar após a fala infeliz sobre a Lava Jato. Em segundo, vem o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, que disse que quem praticou caixa 2 não deve ser punido. Na sequência, estão Ricardo Barros (Saúde) e Ronaldo Nogueira (Trabalho). A lista dos mais falastrões circula nas conversas direcionadas à melhora da comunicação no governo.

Tabuleiro
Apesar de liderar a lista, Alexandre Moraes permanece imexível no governo para afagar a ala do PSDB ligada a Geraldo Alckmin. Indicado por Aécio Neves, Bruno Araújo, das Cidades, também deve seguir firme. Segundo assessores do governo, a terceira ala do PSDB que Temer mantém equilibrada na composição é a de José Serra, na figura do próprio chanceler. Com o provável fortalecimento do PSDB nas eleições municipais, o tabuleiro de xadrez de Temer os tucanos tendem a ganhar mais peças.

Ajustes no ministério após as eleições

gente-06-ie
O consultor político Gaudêncio Torquato, amigo e conselheiro do presidente Michel Temer há 30 anos, avalia que os resultados das eleições municipais ditarão os ajustes ministeriais que Temer deve fazer até o fim do ano. “A tendência é termos um crescimento do PSDB e do PMDB nas prefeituras e isso deve influenciar na nova composição partidária do governo”, diz Torquato.

Como as eleições municipais determinarão os ajustes no ministério?

Não acho que haverá uma mudança radical, mas um ou outro ajuste pode acontecer, a depender desta nova moldura partidária que teremos a partir de domingo 2 e no final de outubro, no segundo turno. É previsível um ajuste ministerial. O PSDB e o PMDB devem crescer. O PSDB deverá fazer mais de 20 prefeitos nas 90 principais cidades do País. O PMDB deve variar entre 18 a 20. Em terceiro lugar, PSB, PDT, DEM e PSD devem fazer entre oito e 10 prefeitos. Isso evidentemente poderá redimensionar o quadro partidário e os partidos poderão querer redefinir seus ministros no governo. São os partidos que vão ditar as mudanças. Para Michel, tirar um ministro indicado por um partido é complicado. Se for o caso, os partidos indicarão outos nomes para as respectivas pastas.

Como o sr. avalia os problemas na comunicação do governo?

A comunicação virou uma panaceia, como se fosse a chave para resolver os problemas do governo. Não é assim. Michel Temer está inaugurando um semi-parlamentarismo no Brasil. Ele quer governar com o parlamento, de um modo compartilhado. Com isso, os ministros se sentem autônomos e isso, no início, cria um certo embaraço. Quando ministros falam de maneira atropelada, não é a comunicação que vai ajeitar as bobagens. É a gestão.

Nudez e paixão

gente-02-ie
A boa notícia é que o casal vai bem, ao contrário do que se alardeava sobre crise no casamento. As cenas de carinho de Gisele Bündchen e Tom Brady foram clicadas em Positano, na Costa Amalfitana, mas as férias na Itália revelaram mais. O jogador do New England Patriots, suspenso temporariamente dos campos, foi flagrado nu ao sol. As fotos inundaram as redes sociais.

15 ou 13?
Para assessores de temer, está difícil tirar de marta suplicy a cara do PT e o 13. É consenso que marta errou ao não repetir o número 15 (PMDB) na campanha em sP. E acham que João doria (PSDB) acertou em tudo.

Foto: Nana Moraes (Dira Paes)