Edição nº2467 24.03 Ver edições anteriores

Dieta Detox? Pense duas vezes

cha-verde

Começo de ano é época de tentar cumprir a indefectível promessa de começar a dieta. Muita gente começou 2017 fazendo um “detox” na esperança de tirar do organismo o excesso consumido nas festas. Mas um artigo publicado na versão online do British Medical Journal – uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo – disparou um alarme em relação a este tipo de regime. Médicos do Milton Keynes Hospital, da Inglaterra, descreveram o caso de uma paciente que colocou sua vida em risco depois de se submeter à dieta.

A mulher, de 47 anos e até então saudável, decidiu seguir ao longo de dias um regime baseado no consumo de muita água e chás de ervas, entre elas valeriana. A paciente deu entrada no hospital com sinais de confusão mental e comportamentos repetitivos. Horas depois, entrou em colapso e passou a ter convulsões.

Os médicos diagnosticaram que ela desenvolveu hiponatremia (baixíssimos níveis de sódio no organismo). “A ingestão excessiva de água e chás de ervas como forma de limpar o corpo é um regime muito popular”, escreveram os médicos. “Mas, apesar dos apelos comerciais, é importante que as pessoas saibam que ele pode trazer muitos prejuízos à saúde.”

Dado o aviso.


Mais posts

Ver mais

Recomendadas

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.