Derrotado por 2 a 1 pelo Belgrano em pleno Couto Pereira, o Coritiba volta a enfrentar o time argentino nesta quarta-feira, em Córdoba, com a dura missão de vencer e marcar ao menos dois gols para avançar às quartas de final da Copa Sul-Americana.

Empolgada com a vitória inesperada na primeira partida oficial fora da Argentina, a torcida ‘Celeste’ promete lotar o estádio Mario Kempes, no qual são esperados mais de 50.000 torcedores.

“A partida contra o Coritiba é uma final para o clube, que está fazendo história. Não vamos relaxar. As coisas estão saindo bem e queremos ir muito longe em todas as competições que estamos jogando”, avisou o atacante Claudio Bieler, autor do primeiro gol da vitória argentina em terra paranaense.

Os ‘piratas’ do Belgrano, time de pouca tradição que está mais acostumado a disputar a segunda divisão argentina, aproveitou o embalo do triunfo no Couto Pereira para se recuperar no torneio local. No último domingo, a vitória fora de casa por 2 a 0 sobre o Unión Santa Fe afastou o clube da zona de rebaixamento.

O Coxa se encontra em situação oposta. Depois da desilusão da partida de ida da Sul-Americana, os comandados de Paulo César Carpegiani tiveram a tarefa ingrata de visitar o líder Palmeiras no Brasileirão, e sofreram outra derrota por 2 a 1.

Com o revés, caíram para a 14ª posição, apenas três pontos acima da zona de rebaixamento.

– Fla perto da vaga –

“Sabemos que não será fácil, mas assim como eles vieram aqui dentro e fizeram o resultado, nós temos totais condições de chegar lá e vencer para trazer essa classificação para Curitiba”, afirmou o zagueiro paraguaio Nery, em declarações publicadas no site oficial do Coritiba.

O duelo está marcado para 21h45 (no horário de Brasília) e terá trio de arbitragem chileno, com Julio Bascuñán auxiliado por Christian Schiemann e Raúl Orellana.

Se conseguir a virada, o Coxa enfrentará o vencedor do duelo entre o Atlético Nacional, da Colômbia, atual campeão da Libertadores, e o surpreendente Sol de América, do Paraguai, que empataram em a 1 a 1 na partida de ida, em Assunção.

Os Coritiba é o único time brasileiro que decide o confronto fora de casa. Flamengo, Santa Cruz e Chapecoense disputam a partida de volta com o apoio das suas torcidas.

O time carioca é o que tem mais condições de avançar, depois da vitória por 1 a 0 sobre o Palestino, no Chile.

A Chape tentará chegar às quartas de finais pelo segundo ano seguido, depois de segurar o empate sem gols no campo do tradicional Independiente, da Argentina.

Já o Santinha terá que reverter no Arruda a derrota de 2 a 0 que sofreu na Colômbia para outro Independiente, em Medellím.

Prováveis escalações:

Belgrano: Juan Carlos Olave – Sebastián Luna, Cristian Romero, Cristian Lema e José Rojas – Federico Lértora, Guillermo Farré y Nahuel Luján – Matías Suárez – Jorge Velázquez e Claudio Bieler. T: Esteban González.

Coritiba: Wilson – César Benítez (Walisson Maia), Nery Bareiro, Juninho, Juan – João Paulo, Alan Santos, Iago – Vinícius, Leandro e Kazim. T: Paulo César Carpegiani.

str/sa/cl/lg