A Coreia do Norte está nos “estágios finais antes de testar um míssil balístico intercontinental”, afirmou neste domingo o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, em seu discurso de Ano Novo.

“Estamos nos estágios finais antes do lançamento do teste de um míssil balístico intercontinental”, insistiu o chefe de Estado norte-coreano em uma mensagem televisionada.

Pyongyang “disparou como potência nuclear”, disse, acrescentando que agora era uma “potência militar do Leste que não pode ser alcançada, nem mesmo pelo inimigo mais potente”.

O país realizou dois testes nucleares e inúmeros lançamentos de mísseis em 2016, em um esforço para desenvolver um sistema de armas nucleares capaz de atingir o território continental dos Estados Unidos com uma ogiva nuclear.

Os analistas estão divididos sobre a capacidade real da Coreia do Norte de adquirir uma arma nuclear, precisamente porque o país nunca foi capaz de lançar com sucesso um míssil balístico intercontinental.

No entanto, todos concordam em dizer que Pyongyang fez enormes progressos neste sentido desde Kim Jong-Un sucedeu seu pai, Kim Jong-Il, que morreu em dezembro de 2011.