[posts-relacionados]Dormir pouco já faz parte da vida moderna. Porém, quando isso afeta a saúde, perder as horas de sono pode ser uma mal irreversível. Dados da Associação Brasileira de Sono – divulgados no início deste mês no evento de lançamento do Hotel do Sono, iniciativa da empresa farmacêutica Medley para conscientizar a população sobre a importância de um sono de qualidade – indicam que a população brasileira sofre com um débito de duas horas de sono por dia.

Mas mesmo com a vida agitada e a falta de tempo, é possível buscar soluções para reverter as noites mal dormidas. Abaixo, listamos seis dicas que ajudam no combate à insônia.

1 – Uma boa alimentação está ligada a uma boa noite de sono. Evite alimentos gordurosos ou calóricos antes de ir para cama. O ideal é comer duas horas antes de se deitar.

2 – Evite café ou bebidas cafeinadas horas antes de dormir. O último café ao longo do dia deve ser consumido depois do almoço.

3 – Não consuma bebidas alcoólicas momentos antes de ir para cama. Aquela taça de vinho está liberada, desde que seja uma hora antes. O aconselhado são espaçamentos de uma a duas horas.

4 – Chás e sucos de maracujá são indicados. Porém, o relaxante está mais concentrado na casca da fruta. Tente intercalar entre chá quente e suco gelado, que podem deixar você mais relaxado e sonolento.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

5 – Bebidas quentes como leite e os chás fazem bem. Os alimentos mornos ajudam a aquecer o corpo, já que na hora de relaxamento, a temperatura do organismo diminui.

6 – Vá para cama somente quando estiver muito sonolento. Não leia, nem estude na cama. Priorize o quarto para dormir a noite inteira, esses relaxamentos podem interferir negativamente no sono, provocando cochilos fora de hora.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias