Geral

Com frente fria, cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registram neve

Temperaturas caem em Urubici, em Santa Catarina

Temperaturas caem em Urubici, em Santa CatarinaJames Tavares/Secom

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou queda de neve granular em quatro cidades do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina. O fenômeno foi visto hoje (17) à tarde em Canela, Gramado e Caxias do Sul, na serra gaúcha; e em Palmeira das Missões, no noroeste gaúcho. Em Santa Catarina, a neve granular foi registrada no fim da tarde em Irani, no meio-oeste do estado. Na serra catarinense, o fenômeno também foi visto nos municípios de São Joaquim e Urupema.

A neve ocorre quando a água precipita já em estado sólido, na forma de cristais de gelo. Estes foram os primeiros registros do fenômeno desde que a frente fria passou a agir sobre a região Sul do país. O instituto prevê que as temperaturas devam cair ainda mais durante a noite de hoje, possibilitando novas ocorrências de neve, especialmente em regiões serranas.

A temperatura nos municípios de maior altitude pode chegar a -5 ºC durante a madrugada desta terça-feira (1 8) , segundo o Inmet. A partir de quarta-feira, a massa de ar polar deve se dissipar, e a temperatura voltar a subir.

Frio em todo o país

A frente fria vinda da Argentina, que ingressou pelo Sul do país, deve levar o frio também a outras regiões. Ela vai atingir o Sudeste e o Centro-Oeste e há possibilidade de chegar até o Norte. No entanto, a intensidade do frio será menor na medida em que a frente avançar.