Em uma das lutas de boxe mais aguardadas dos últimos tempos, o britânico Anthony Joshua, de 27 anos, derrotou o ucraniano Wladimir Klitschko, de 41, por nocaute técnico no 11.º round, no estádio de Wembley, em Londres, e garantiu a 19.ª vitória em 19 lutas. Detalhe que todos os triunfos aconteceram por nocaute ou nocaute técnico.

O fenômeno do boxe, campeão olímpico em Londres-2012, acumulou mais dois títulos dos cinturões dos pesos pesados com essa vitória. Além de manter o cinturão da Federação Internacional de Boxe (IBF, na sigla em inglês), ele acumulou o cinturão que estava vago da Associação Mundial de Boxe (WBA) e o da Organização Internacional de Boxe (IBO).

O combate foi acompanhado por 90 mil torcedores, que lotaram o estádio de Wembley. Com a torcida completamente a seu favor, Anthony Joshua se impôs no início, quando conseguiu a primeira queda. Depois, foi derrubado pelo adversário e chegou a dar a impressão que finalmente seria superado.

No entanto, no 11.º round, ele encurralou o oponente. Primeiro, Anthony Joshua acertou um “upercut” de direita que fez o ucraniano balançar. Embalado pelos torcedores, foi para cima, acertou um gancho de esquerda e levou Wladimir Klitschko à lona.

O ucraniano conseguiu se levantar, mas seguiu sendo castigado. Caiu mais uma vez e se levantou. Passou a levar uma sequência de socos, ficou encurralado nas cordas até que o árbitro David Fields encerrou o combate. Foi apenas a quinta derrota de Wladimir Klitschko na carreira. Ex-campeão dos pesados, ele possui um cartel com 64 vitórias.

Após o combate, Anthony Joshua adotou o tom provocador para comemorar a vitória. “O que posso dizer? 19-0, em três anos e meio. Como já disse, não sou perfeito, mas tento”. O ucraniano reconheceu a superioridade do adversário. “O melhor ganhou esta noite em um evento gigantesco para o boxe”, analisou.