O Manchester City e o Borussia Moenchengladbach garantiram presença na fase de grupos da Liga dos Campeões com tranquilidade, nesta quarta-feira, mas o tradicional Ajax ficou pelo caminho, ao ser goleado por 4 a 1 pelo Rostov na Rússia.

Semifinalista da última edição, o City não precisou se esforçar. Com vantagem gigantesca por ter massacrado o Steaua Bucareste por 5 a 0 na partida de ida, o técnico Pep Guardiola escalou um time misto. Isso não impediu os ‘Citizens’ de vencer por 1 a 0, com gol de Delph.

O único ponto negativo para o time inglês foi a lesão do jovem atacante nigeriano Iheanacho, que saiu de maca aos 30 minutos segundo tempo.

O Gladbach também tinha a classificação praticamente nas mãos antes mesmo de entrar em campo, por ter derrotado o Young Boys Berna por 3 a 1 na semana passada, na Suíça.

Ao contrário do City, o time alemão não se contentou em administrar a vantagem: goleou os suíços por 6 a 1, com três gols do brasileiro Raffael, que já havia deixado sua marca na ida, e outros três do belga Thorgan Hazard, irmão mais novo de Eden, craque do Chelsea.

– Ajax humilhado –

Na Rússia, o Rostov causou a grande sensação desses playoffs da Champions ao eliminar o Ajax, dono de quatro títulos na competição.

O iraniano Sardar Azmoun abriu o placar para o time russo aos 34 minutos de jogo e os anfitriões marcaram outros três gols no início do segundo tempo, com Erokhin, aos 7, o equatoriano Christian Noboa, 15, e Dimitri Poloz, aos 21.

Davy Klassen marcou o gol de honra dos visitantes de pênalti, aos 39.

O Rostov disputará a fase de grupos da Champions pela primeira vez da sua história.

O Ajax, que conquistou o tricampeonato europeu em 1971, 1972 e 1973, com o mito Johan Cruyff no auge da sua carreira, e também levantou a ‘Taça Orelhuda’ em 1995, com a geração de Seedorf, Davids e Kluivert, terá que se contentar com a Liga Europa.

Já o Copenhague garantiu sua vaga para a fase de grupos com empate por 1 a 1 em Chipre, diante do Apoel Nicósia, depois da vitória por 1 a 0 em casa no primeiro jogo.

O Dínamo Zagreb precisou esperar a prorrogação para se classificar com vitória por 2 a 1 sobre o Salzburg, na Áustria, depois do empate em 1 a 1 na Croácia.

O sorteio da fase de grupos está marcado para quinta-feira, em Mônaco.

–Resultados dos playoffs da Liga dos Campeões:

-Terça-feira Ida Volta

Hapoël Beer-Sheva (ISR) – (+) Celtic Glasgow (ESC) 2-5 2-0

Viktoria Plzen (RTC) – (+) Ludogorets (BUL) 0-2 2-2

(+) Monaco (FRA) – Villarreal (ESP) 2-1 1-0

Roma (ITA) – (+) Porto (POR) 1-1 0-3

(+) Legia Varsóvia (POL) – Dundalk (IRL) 2-0 1-1

-Quarta-feira

APOEL Nicósia (CHP) – Copenhague (DIN) 0-1 1-1

Rostov (RUS) – Ajax Amsterdam (HOL) 1-1 4-1

Salzburg (AUT) – Dínamo Zagreb (CRO) 1-1 1-2 (após prorrogação)

Manchester City (ING) – Steaua Bucarest (ROU) 5-0 1-0

Moenchengladbach (ALE) – Young Boys Berna (SUI) 3-1 6-1

. Os clubes com o sinal (+) estão classificados para a fase de grupos

bur-adc/dmk/lg