O Cirque du Soleil, o famoso circo moderno canadense, cancelou 40 espetáculos previstos na Turquia no verão no hemisfério norte, devido à crise política que o país atravessa, após a tentativa de golpe de Estado, noticiou a imprensa canadense nesta terça-feira.

“Não seríamos capazes de garantir a segurança dos nossos funcionários”, explicou o canal de TV pública Radio-Canadá a porta-voz do Cirque du Soleil, Marie-Hélène Lagacé.

O espetáculo “Blüm” estava previsto entre 16 de agosto e 17 de setembro, durante o festival “Expo Horticole 2016” na cidade costeira de Antalya, no sudoeste do país, e mobilizou mais de 70 funcionários do Cirque.

Desde o golpe de Estado frustrado de 15 de julho, a situação na Turquia desperta preocupação tanto dentro quanto fora do país. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, iniciou um expurgo contra o que chamou de “vírus” da rebelião, que atribuiu ao pregador e opositor Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos.

Mais de 13.000 turcos foram detidos após o golpe fracassado que deixou 270 mortos e o governo turno decretou estado de emergência em 21 de julho.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias