[posts-relacionados]

A China lançou hoje (26) seu segundo porta-aviões, o primeiro construído totalmente nos estaleiros do país. A unidade militar foi colocada em águas marítimas por volta das 9h locais, com uma cerimônia oficial.

O porta-aviões, que recebeu o nome provisório de “Type 001A”, segue os moldes do outro que a China já possui, chamado “Liaoning” e cujo casco fora fabricado na antiga União Soviética. A nova embarcação foi produzido nos estaleiro de Dalian, no nordeste da China, e precisará de cerca de dois anos para que seja totalmente equipado e consiga fazer testes no mar.

O “Type 001A” terá propulsão convencional, e não nuclear, e levará o caça de combate Shenyang J-15, que também faz parte do arsenal produzido totalmente pela indústria chinea. A apresentação do novo equipamento ocorre em um momento de elevada tensão na Ásia, com trocas de ameaças entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

O porta-aviões 'Type 001A' navega na costa do nordeste chinês durante sua cerimônia de inauguração, minutos depois de sair do estaleiro de Dalian
O porta-aviões ‘Type 001A’ navega na costa do nordeste chinês durante sua cerimônia de inauguração, minutos depois de sair do estaleiro de Dalian (Crédito:AFP)