O cronograma de renovação das galerias dos hipermercados do Carrefour em todo o Brasil deve estar concluído em até três anos, afirmou Fernando Lunardini, diretor-presidente do Carrefour Property Divison, área reformulada em 2012, em alinhamento com a estratégia global, para cuidar de grandes projetos imobiliários no Brasil.

Segundo ele, até o momento, 22 galerias já estão renovadas e a estratégia é atingir 100% das galerias mais importantes, ou seja, com um mínimo de 1.000 metros quadrados. Isso envolve praticamente metade, ou seja, 72 das 144 galerias do Carrefour no Brasil, incluindo da rede Atacadão.

Outro investimento forte da divisão imobiliária do Carrefour é a otimização de espaço de alguns hipermercados, de modo que o excedente seja locado para outras redes de varejo. “Embora haja redução de espaço, percebemos aumento nos resultados de venda”, disse.

O Carrefour não abre números sobre o impacto da divisão no resultado do grupo. De toda a forma, é uma área que tem sido tratada com atenção pelo grupo, dado que 85% dos espaços que o grupo ocupa são próprios. Isso inclui o Jardim Pamplona Shopping, apresentado à imprensa nesta quarta-feira, 26, junto a um novo hipermercado flagship, último projeto de shopping aprovado pela prefeitura de São Paulo pela mais recente diretriz de urbanização. Além desse, o Carrefour possui outro shopping no bairro do Butantã e um terceiro no bairro do Cambuci, que dever ser ainda concluído.

Fora de São Paulo, Lunardini citou que o Carrefour estuda eventualmente encerrar o contrato de arrendamento do shopping Boulevard em Brasília para assumir a operação no mesmo modelo da capital paulista.

O Jardim Pamplona Shopping será inaugurado ao público nesta quinta-feira, 27, sendo que o hipermercado ocupa o térreo e parte do primeiro piso, com produtos de casa e decoração. No mesmo piso já estão funcionando 23 lojas. O segundo, terceiro e o quarto pisos devem ser inaugurados até o final deste ano. Lunardini afirmou que hoje 91% dos espaços estão comercializados, e os 9% restantes em fase final de negociação.