08/12/2016 - 15:41
Os cadastros em programas de fidelidade no Brasil chegaram a 77,9 milhões no terceiro trimestre de 2016, segundo informações da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf). O número, que compila dados de cinco empresas associadas à entidade (Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints e Smiles), representa um aumento de 15% na comparação com igual período do ano passado e de 4,4% na comparação com o segundo trimestre de 2016.
Em nota, o presidente da Abemf, Roberto Medeiros, destaca que o constante crescimento de cadastros demonstra a evolução do interesse dos consumidores brasileiros pelos programas de fidelidade, o que é natural no processo de maturação do setor. “Como ainda somos um mercado iniciante no Brasil, a tendência é que a quantidade de cadastros aumente a cada trimestre. Essa expansão é impulsionada pela entrada de novos participantes, pessoas que não faziam uso dos programas anteriormente, mas também pelo maior engajamento dos consumidores que já aderiram à iniciativa e passam a utilizar pontos/milhas cada vez mais”, explica o executivo.
O executivo ressalta que o atual momento econômico do País contribuiu para que os brasileiros começassem a considerar os programas de fidelidade como uma alternativa para manter o nível de consumo.
Os indicadores da Abemf apontam ainda que a quantidade total de pontos/milhas emitidos no trimestre foi de 43,7 bilhões, o que representou um aumento de 10,2% em relação ao trimestre anterior. Os resgates ficaram em 34,9 bilhões de pontos/milhas no mesmo período, o que significa um aumento de 5,3% na comparação com o segundo trimestre.
O faturamento das empresas alcançou R$ 1,22 bilhão entre julho e setembro, valor 3,5% maior que o trimestre imediatamente anterior. A taxa de breakage, que mede o porcentual de pontos/milhas expirados, ficou 16,9%, ou seja, 0,2 ponto porcentual abaixo da registrada no trimestre anterior.