As bolsas europeias operam em terreno positivo, em meio à estabilização das commodities e notícias positivas da Alemanha, que levam os investidores a mostrar apetite renovado por risco após embolsarem lucros ontem.

No pregão anterior, os mercados acionários europeus foram pressionados por realização de lucros, devolvendo parte dos ganhos que acumularam com a expectativa de que o centrista Emmanuel Macron venceria a eleição presidencial francesa, o que se confirmou no último domingo.

Após acumular perdas em sessões recentes, os futuros de cobre têm alta moderada em Londres e Nova York nesta manhã, ajudando grandes mineradoras a se recuperar em Londres. As ações de Glencore, BHP Billiton e Antofagasta exibiam ganhos de cerca de 2% no mercado inglês.

Já na Alemanha, tanto as exportações quanto as importações foram recordes em março, em 118,2 bilhões de euros e 92,9 bilhões de euros, respectivamente. A produção industrial da maior economia europeia, por sua vez, recuou 0,4% em março ante fevereiro, mas analistas previam queda maior, de 0,8%.

O Commerzbank, segundo maior banco alemão, também contribuiu para o sentimento positivo na Europa, ao divulgar lucro trimestral maior que o esperado. Em Frankfurt, sua ação subia cerca de 2,3%.

Às 8h08 (de Brasília), os ganhos eram quase generalizados entre as bolsas do continente europeu. Londres avançava 0,64%, Paris subia 0,31% e Frankfurt se valorizava 0,67%. Madri, por outro lado, tinha baixa marginal de 0,03%, mas Milão e Lisboa apresentavam ganhos respectivos de 0,80% e 0,81%.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

No mercado de câmbio, o euro se enfraquecia no horário acima, negociado a US$ 1,0900, assim como a libra esterlina, cotada a US$ 1,2932. Com informações da Dow Jones Newswires.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias