Finanças

Bolsas europeias mostram volatilidade, com foco em reunião financeira do G-20

As bolsas europeias operam com volatilidade nesta manhã, enquanto investidores acompanham a reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do grupo das 20 economias mais industrializadas (G-20), na cidade alemã de Baden-Baden.

O foco promete ser o Secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, que poderá abordar questões cambiais e relativas ao comércio internacional durante o encontro do G-20, que começou hoje e será encerrado neste sábado.

Desde que assumiu em janeiro, o presidente americano, Donald Trump, tem feito declarações polêmicas sobre “manipulação cambial” e tomado medidas de viés protecionista no âmbito comercial.

Também deve gerar interesse mais tarde o primeiro encontro da chanceler alemã, Angela Merkel, com Trump desde a eleição do republicano, em Washington. Às 14h20 (de Brasília), Merkel e Trump falam em entrevista coletiva.

A agenda de indicadores da Europa, por sua vez, trouxe apenas o superávit comercial da zona do euro, que sofreu forte queda em janeiro, a 15,7 bilhões de euros, graças a um salto de 4,1% nas importações e uma redução de 0,6% nas exportações.

Às 8h22 (de Brasília), o viés nos mercados europeus era majoritariamente positivo. O índice FTSE-100 subia 0,13% em Londres e o CAC-40 avançava 0,43% em Paris, enquanto o DAX tinha valorização de 0,10% em Frankfurt e o Ibex 35, de 0,19%, em Madri. Em Milão e Lisboa, por outro lado, as bolsas caíam 0,23% e 0,10%, respectivamente.

Já no mercado de câmbio, o euro se enfraquecia, cotado a US$ 1,0744, enquanto a libra ganhava força, a US$ 1,2370. Com informações da Dow Jones Newswires.

Tópicos

bolsas Europa manhã