As bolsas da Ásia e do Pacífico encerraram o mês de julho em tom majoritariamente positivo nesta segunda-feira, apesar de preocupações com a escalada das tensões na Península Coreana e dados chineses mais fracos do que o esperado.

Na China, os mercados foram impulsionados por ações ligadas a indústrias de aço, carvão e terras raras, após o primeiro-ministro Li Keqiang prometer, no fim de semana, que Pequim irá agir para evitar uma retomada na produção de aço com baixo teor de carbono. O Xangai Composto subiu 0,61% hoje, a 3.273,03 pontos, atingindo o maior patamar em três meses e meio, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,57%, a 1.879,10 pontos.

Com isso, ficou em segundo plano uma pesquisa oficial mostrando que o setor manufatureiro chinês se expandiu em julho em ritmo um pouco mais fraco do que se previa.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve alta de 1,28% em Hong Kong, a 27.323,99 pontos – garantindo valorização pelo sétimo mês consecutivo, feito inédito desde 2007 -, enquanto o sul-coreano Kospi mostrou ganho marginal de 0,07% em Seul, a 2.402,71 pontos, e o Taiex exibiu ligeira alta de 0,04% em Taiwan, a 10.427,33 pontos. O HSBC foi destaque em Hong Kong, com salto de 2,6%, após divulgar aumento no lucro do segundo trimestre e anunciar uma nova recompra de ações.

O apetite por risco prevaleceu na maior parte da região asiática apesar de a Coreia do Norte ter feito um novo teste com míssil na última sexta-feira, levando os EUA a enviar dois aviões bombardeiros para sobrevoar a Península Coreana e a exigir que países vizinhos, como China e Coreia do Sul, se esforcem mais para lidar com a questão.

As exceções na Ásia foram o Nikkei, que recuou 0,17% em Tóquio, a 19.925,18 pontos, em meio a oscilações do iene ante o dólar durante a madrugada e após balanços desfavoráveis de grandes empresas japonesas, e o filipino PSEi, que caiu 0,66% em Manila, a 8.018,05 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul, graças ao bom desempenho de ações de grandes mineradoras. S&P/ASX 200 subiu 0,31% em Sydney, a 5.720,60 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.