A Bolsa de Tóquio fechou em alta expressiva nesta segunda-feira, após as últimas pesquisas no Reino Unido indicarem que os britânicos votarão pela permanência do país na União Europeia em plebiscito a ser realizado na quinta-feira (23).

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 2,34%, encerrando o dia a 15.965,30 pontos, após acumular forte desvalorização de 6% na semana passada.

Sondagem publicada no jornal inglês Mail on Sunday sugere que 45% dos eleitores no Reino Unido apoiam a permanência do país na UE, enquanto 42% são contra.

Para o principal gestor de fundos da Ichiyoshi Asset Management, Mitsushige Akino, a possibilidade ligeiramente maior de o Reino Unido continuar no bloco europeu gerou algum movimento de cobertura de posições vendidas.

Nos últimos pregões, o mercado japonês havia sido pressionado por avaliações de que uma eventual saída do Reino Unido da UE prejudicaria o comércio global e atividade econômica, e geraria dúvidas sobre a maior integração dos países europeus.

“Ainda não sabemos o que vai acontecer no Reino Unido, mas desde a semana passada o time da ‘permanência’ parece estar ganhando força”, comentou Akino.

Os destaques de alta em Tóquio hoje incluíram a siderúrgica Nippon Steel & Sumitomo Metal (+5,1%), a petrolífera Inpex (+5%) e a transportadora marítima Nippon Yusen (+5%). Fonte: Dow Jones Newswires.