As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira, em meio a incertezas geopolíticas ligadas à Coreia do Norte e o avanço do juro da T-note de 10 anos ao maior nível em cerca de sete anos.

Ontem, a Península Coreana voltou ao foco depois que a Coreia do Norte desistiu de um encontro de alto escalão que faria hoje com autoridades da Coreia do Sul, em razão da realização de manobras militares conjuntas entre Seul e Washington. Além disso, a mídia norte-coreana afirmou que Pyongyang poderá reconsiderar a reunião de cúpula marcada para 12 de junho entre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump.

Já o rendimento da T-note de 10 anos chegou a atingir 3,09% durante os negócios de terça-feira, alcançando o maior patamar desde meados de 2011, na esteira de sólidos dados de vendas no varejo dos EUA.

No Japão, o índice Nikkei caiu 0,44% hoje, a 22.717,23 pontos, pressionado por ações de bancos e dos setores de mineração e petróleo. O salto no juro da T-note impulsionou o retorno do bônus do governo japonês (JGB) de 10 anos, que avançou a 0,055%.

No fim da noite de ontem, dados oficiais também mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) japonês registrou contração anualizada de 0,6% no trimestre até março, a primeira desde os últimos três meses de 2015. O resultado interrompeu o período mais longo de crescimento no Japão em 28 anos.

Na capital sul-coreana, Seul, o Kospi ficou perto da estabilidade ao subir apenas 0,05%, a 2.459,82 pontos, em meio ao comportamento divergente das principais ações negociadas no país.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Na China, os mercados ficaram negativos perto do encerramento dos negócios, também influenciados por uma queda em papéis do setor financeiro. O Xangai Composto recuou 0,71%, a 3.169,57 pontos, e o Shenzhen Composto, formado por empresas menores, caiu 0,41%, a 1.832,27 pontos.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve leve baixa de 0,13% em Hong Kong, a 31.110,20 pontos, enquanto o Taiex se recuperou em ajustes no fim do pregão, terminando o dia em Taiwan em alta de 0,21%, a 10.897,57 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana subiu 0,15%, com o índice S&P/ASX 200 a 6.107,00 pontos, ajudada por ações de petrolíferas, de mineradoras e de grandes bancos domésticos. Com informações da Dow Jones Newswires.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias