A BBC escolheu a AFPTV como um dos seus principais fornecedores de conteúdo de vídeos ao vivo e editados, anunciaram nnesta quarta-feira a AFP e a BBC em um comunicado conjunto.

“Esta decisão coroa quinze anos de desenvolvimento do setor de vídeo da AFP. O serviço de vídeo em inglês da AFPTV (cerca de 2.500 vídeos por mês e 200 ao vivo) alimentará a partir de 1º de abril o grupo público britânico, canais de televisão, estações de rádio, sites e aplicativos móveis”, segundo o comunicado da AFP.

“Este acordo incrementa a assinatura da BBC dos serviços de texto em inglês, francês e árabe, e imagens”, acrescenta.

“Estamos satisfeitos em expandir nossa cooperação com AFP nos próximos anos”, declarou Jonathan Munro, responsável pela coleta de informações para a BBC, citado no comunicado.

“A cobertura global da BBC beneficiará consideravelmente da força de ataque da AFP, que está em constante expansão, incluindo em regiões que não são suficientemente cobertas por grandes meios de comunicação”, argumentou.

Por sua vez, o CEO da Agence France-Presse, Emmanuel Hoog, comemorou esta parceria “que premia de maneira muito emblemática o trabalho de todos para colocar o serviço de vídeo no centro das nossas prioridades”.

“E nos encoraja na nossa estratégia de investimento a longo prazo para expandir e consolidar a AFPTV em seu posicionamento europeu e internacional único”, ressaltou.

A Agence France-Presse criou o seu serviço de vídeo em 2002 e tem o desenvolvido desde então. Internacionalizado em 2007, expandiu-se rapidamente em todos os continentes a partir de 2011.

A AFPTV está na vanguarda da cobertura da atualidade graças a cerca de 200 pontos de recolha em todo o mundo, incluindo em Pyongyang, na Coreia do Norte, um dos últimos escritórios abertos, incluindo vídeo.

Primeira agência a propor vídeos em HD em 2010, também oferece magazines e imagens de ilustrações a seus clientes, tudo em seis idiomas.

Desde 2015, uma atividade “Live” está igualmente presente nos cinco continentes.

O vídeo da AFP foi premiado com vários prêmios, incluindo por sua cobertura na África e no Oriente Médio, onde a AFP tem feito esforços especiais.

Além da BBC, AFPTV tem cerca de 300 clientes, um portfólio em constante expansão. O desenvolvimento deste setor “permanece no centro das prioridades da Agência”, ressalta a AFP.