O Barcelona caiu em uma chave muito complicada na Liga dos Campeões, junto com Manchester City, Borussia Moenchengladbach e Celtic, no sorteio realizado nesta quinta-feira, em Mônaco, que também marcou o reencontro entre Atlético de Madri e Bayern de Munique, adversários nas semifinais da última edição.

Barça e City já se enfrentaram nas oitavas da Champions em duas ocasiões, em 2014 e 2015 e o resultado final sempre foi o mesmo: classificação dos catalães.

O time de Manchester costuma dar azar no sorteio: já havia caído no ‘grupo da morte’ em 2012, 2013 e 2015. “Não vou chamar esse sorteio de pesadelo porque vamos disputar uma competição incrível e estamos muito felizes por estarmos aqui. Será mito difícil, mas chegamos às semifinais na temporada passada e também queremos ir longe nesta edição”, afirmou Txiki Begiristain, diretor de futebol do City.

O duelo com os catalães no Camp Nou deve proporcionar um grande momento de emoção para Pep Guardiola, novo técnico dos ‘Citizens’, que ganhou todos os títulos possíveis com o Barça, tanto como jogador quanto no comando da equipe.

Campeão europeu em 1967, o Celtic avançou à fase de grupos aos trancos e barrancos, e ganhou outra oportunidade de enfrentar Messi e companhia. Em 2013, também caiu no grupo do Barça, e perdeu os dois jogos, o primeiro por 1 a 0, na escócia, e o segundo por 6 a 1, na Catalunha, com direito ao primeiro ‘Hat Trick’ de Neymar na Europa.

Outro grupo que promete disputa acirrada é o D, que terá o poderoso Bayern de Munique e o Atlético de Madri, que se enfrentaram nas semifinais da última edição, com classificação do time espanhol para a decisão.

O PSV Eindhoven, que deu trabalho aos ‘colchoneros’ na fase de grupos do ano passado, corre por fora, e o estreante Rostov não deve esperar muita coisa.

Leicester dá sorte

O atual campeão Real Madrid também enfrentará um velho conhecido alemão, o Borussia Dortmund, um dos times mais fortes do pote 2 do sorteio, no grupo F, junto com Sporting de Lisboa e Légia Varsóvia;

Os ‘merengues’ foram eliminados pelo Borussia nas semifinais de 2013 e deram o troco no ano seguinte, nas quartas de final.

Paris Saint-Germain e Arsenal também prometem dois duelos interessantes, mas não devem ter problemas para sair do grupo A, com Basel e Ludogorets lutando certamente pelo terceiro lugar, valendo vaga no mata-mata da Liga Europa.

Além de ter a vantagem de ser cabeça de chave por ser campeão nacional, o Leicester, que surpreendeu a todos ao ganhar a Premier League, ainda deu sorte no sorteio: os ‘Foxes’ enfrentarão Porto, Bruges e Copenhague no grupo G, talvez o mais fraco do torneio.

“Mais uma vez, eu diria que corremos por fora. Por isso vamos ter que lutar por cada ponto. Quero ver meus jogadores dar 100% contra os melhores times da Europa para deixar nossa torcida orgulhosa”, comentou o técnico do Leicester, Claudio Ranieri.

Outra chave menos ‘badalada’ é a B, com Benfica, Napoli, Dínamo Kiev e Besiktas. Os napolitanos podem ser considerados os favoritos, apesar de ter saído do pote 2.

Um dos grupos mais equilibrados é o E, com CSKA Moscou, Bayer Leverkusen, Tottenham e Monaco.

Na chave H, o Juventus reencontra o Sevilla, que já enfrentou no ‘grupo da morte’ do ano passado, com Manchester City e Borussia Moenchengladbach. Na ocasião, o time andaluz ficou em terceiro lugar e acabou conquistando o tricampeonato na Liga Europa. Desta vez, porém, o mata-mata da Champions parece mas acessível, embora o Lyon seja outro concorrente sério para a vaga. O Dínamo Kiev deve ser mero figurante.

-Composição dos oito grupos da Liga dos Campeões:

Grupo A: Paris SG (FRA), Arsenal (ING), Basel (SUI), Ludogorets Razgrad (BUL)

Grupo B: Benfica (POR), Napoli (ITA), Dínamo Kiev (UCR), Besiktas (TUR)

Grupo C: Barcelona (ESP), Manchester City (ING), Borussia Moenchengladbach (ALE), Celtic (ESC)

Grupo D: Bayern de Munique (ALE), Atlético de Madri (ESP), PSV Eindhoven (HOL), Rostov (RUS)

Grupo E: CSKA Moscou (RUS), Bayer Leverkusen (ALE), Tottenham (ING), Monaco (FRA)

Grupo F: Real Madrid (ESP), Borussia Dortmund (ALE), Sporting (POR), Legia Varsóvia (POL)

Grupo G: Leicester (ING), Porto (POR), Bruges (BEL), Copenhague (DIN)

Grupo H: Juventus (ITA), Sevilla (ESP), Lyon (FRA), Dínamo Zagreb (CRO)

pgr-nip/adc/lg/mvv