Ameaçada no topo do ranking, a checa Karolina Pliskova iniciou com vitória a defesa do título conquistado em Cincinnati no ano passado. A atual número 1 do mundo venceu nesta quarta-feira a jovem russa Natalia Vikhlyantseva por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, na competição norte-americana.

Para superar a adversária de apenas 20 anos, Pliskova mostrou força no saque. Acertou sete aces e converteu 94% dos pontos quando jogou com o primeiro serviço. Sem ter o saque quebrado em nenhum momento de sua estreia, a checa obteve três quebras sobre a russa e sacramentou a vitória em 1h07min.

Nas oitavas de final, a líder do ranking vai encarar a italiana Camila Giorgi. Vinda do qualifying, a 82ª colocada do ranking avançou na chave ao derrotar a australiana Daria Gavrilova por 2 sets a 1 nesta quarta-feira.

Por ser a atual campeã, e defender pontuação elevada em Cincinnati, Pliskova começou a semana sob a ameaça de quatro rivais com chances de se tornar número 1 do mundo. Os resultados desta quarta, porém, já descartaram duas adversárias. Sua vitória na estreia tirou da briga a dinamarquesa Caroline Wozniacki, que não tem mais chances de atingir a liderança do ranking nesta semana.

Outra a deixar a briga é a alemã Angelique Kerber, atual 3ª do ranking. A ex-número 1 teria que ir longe para reassumir a posição. No entanto, caiu logo na estreia, ao ser superada pela russa Ekaterina Makarova por 6/4, 1/6 e 7/6 (13/11).

Sem Wozniacki e Kerber na briga, Pliskova ainda sofre as ameaças da romena Simona Halep e da ucraniana Elina Svitolina. Atual número dois do mundo, Halep é quem tem mais chances de desbancar a checa do topo. Basta chegar ao título. Mesmo que seja vice-campeã, poderá alcançar o objetivo caso Pliskova seja eliminada nas quartas de final.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Atual 4ª do mundo, Elina Svitolina se manteve na briga, ainda que com chances remotas, ao derrotar Lesia Tsurenko em duelo de ucranianas nesta quarta. A favorita venceu em sets diretos, com parciais de 6/1 e 6/4.

Fora desta briga, a checa Petra Kvitova voltou a cair de forma precoce na temporada. Ela foi eliminada pela embalada norte-americana Sloane Stephens por 6/2 e 6/3. Voltando ao circuito aos poucos, após ficar afastada por 11 meses, em razão de problemas físicos, Stephens deu um salto nesta semana de quase 800 posições no ranking ao chegar à semifinal em Toronto, na semana passada.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias