Autoridades, artistas e jogadores prestaram solidariedade às vítimas do ataque terrorista em Barcelona que aconteceu nesta quinta-feira. Segundo autoridades locais, o atentado deixou pelo menos 13 mortos e 100 feridos.

O papa Francisco disse que está em oração pelas vítimas e expressou “grande preocupação” por Barcelona.  “O papa reza pelas vítimas desse atentado e deseja exprimir sua proximidade a todo o povo espanhol, em particular aos feridos e às famílias das vítimas”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke.

O presidente do Estados Unidos, Donald Trump, também condenou o atentado desta quinta-feira. “Os Estados Unidos condenam o ataque terrorista de Barcelona, na Espanha, e farão tudo o que for necessário para ajudar”, reagiu Trump no Twitter. “Sejam corajosos e fortes, nós os amamos!”, acrescentou.


No Twitter, o porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, repudiou o ataque em Barcelona. “Nós pensamos com profunda tristeza nas vítimas do ataque revoltante de Barcelona – com solidariedade e amizade nos espanhóis”, disse Steffen Seibert.

O presidente da França, Emmanuel Macron, prestou solidariedade às vítimas do ataque em sua conta no Twitter. “Nós permanecemos unidos e determinados”, escreveu.

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, também manifestou “solidariedade às vítimas do atentado terrorista e apoio total às autoridades. Toda a UE está unida em defesa da paz”, escreveu ele em sua conta no Twitter.

O Reino Unido, afetado por vários atentados nos últimos meses, “apoia a Espanha contra o terrorismo”, afirmou a primeira-ministra britânica, Theresa May.“Meus pensamentos estão com as vítimas do terrível ataque de hoje em Barcelona e com os serviços de emergência. (…) O Reino Unido apoia a Espanha contra o terrorismo”, declarou May no Twitter.

O ex-presidente do Estados Unidos, Barack Obama, também repudiou o atentado em sua conta no Twitter. “Michele e eu estamos pensando nas vítimas e suas famílias em Barcelona. Americanos estarão sempre com nossos amigos espanhóis. Um abraço”, afirmou Obama

O Ministério das relações Exteriores informou em nota que “deplora veementemente” o atentado desta quinta-feira. “O Brasil reitera sua condenação a todo e qualquer ato de terrorismo, qualquer que seja sua motivação, ao mesmo tempo em que expressa, consternado, seu sentimento de pesar às famílias das vítimas e estende votos de plena e rápida recuperação aos feridos”. O Itamaraty comunicou que não há nenhum brasileiro entre as vítimas.

O Presidente do Brasil, Michel Temer, prestou suas condolências às vítimas do ataque terrorista em Barcelona.

O craque brasileiro Neymar postou em seu Instagram uma mensagem de solidariedade a Barcelona após o atentado terrorista desta quinta-feira. “Que deus conforte todas as famílias. Te amo, Barcelona”, escreveu o atacante.

https://www.instagram.com/p/BX55Y83DfBB/?hl=pt-br&taken-by=neymarjr

O jogador Leonel Messi também lamentou o ocorrido em sua conta no instagram. “Quero mandar minhas condolências e apoio às famílias e amigos das vítimas do terrível atentado em nossa amada Barcelona, além de rechaçar totalmente qualquer ato de violência. Nós não vamos nos render, somos muito mais os que queremos viver em um mundo em paz, sem ódio e onde o respeito e a tolerância sejam as bases da convivência”, disse Messi.

https://www.instagram.com/p/BX57aOGFoWa/?hl=pt&taken-by=leomessi