As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta quinta-feira, com os investidores digerindo a última decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Como esperado, o Fed manteve ontem inalterados os juros básicos dos EUA, mas referiu-se à recente desaceleração da economia americana como “transitória”, sugerindo que poderá voltar a aumentar juros nos próximos meses.

Desde dezembro, o Fed já elevou juros em duas ocasiões. A previsão para este ano é de um total de três aumentos, incluindo o de março.

Na China, o Xangai Composto recuou 0,25%, encerrando o pregão a 3.127,37 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto teve queda de 0,28%, a 1.896,36 pontos.

Pesaram nos negócios chineses preocupações sobre a postura mais severa de Pequim em relação a negócios especulativos nos mercados financeiros e um fraco indicador de atividade no setor de serviços, que em abril se expandiu no ritmo mais lento em quase um ano.

Em outras partes da região asiática, o Hang Seng teve leve baixa de 0,05%, a 24.683,88 pontos, mas o Taiex registrou ganho de 0,12% em Taiwan, a 9.967,64 pontos, o filipino PSEi avançou 0,96% em Manila, a 7.755,75 pontos, e o sul-coreano Kospi subiu 0,97%, à nova máxima histórica de 2.241,24 pontos, graças à valorização de 1,4% da Samsung, maior empresa negociada em Seul.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Já o mercado japonês continuou fechado hoje devido a um feriado local.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho pelo terceiro dia consecutivo, ainda influenciada pelo fraco desempenho dos maiores bancos do país. O S&P/ASX 200 caiu 0,3% em Sydney, a 5.876,40 pontos. C informações da Dow Jones Newswires.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias