ROMA, 25 JUL (ANSA) – Quase um mês depois de ter fugido, o criminoso italiano Giuseppe Mastini, mais conhecido como “Johnny, o cigano”, foi recapturado pela Polícia nesta terça-feira (25), na cidade de Siena, na Toscana.
O bandido foi preso em um apartamento no distrito de Taverne d’Arbia, assim como sua namorada, Giovanna Truzzi, 58 anos, também foragida, e alguns cúmplices. Para capturar o “cigano”, os policiais se fingiram de entregadores.
Mastini, 57, foi condenado à prisão perpétua por crimes cometidos na década de 1980, mas, beneficiado pelo regime semiaberto, fugiu da cadeia no último dia 30 de junho, quando seguia para o trabalho em uma escola da Polícia Penitenciária na cidade de Cairo Montenotte, no noroeste da Itália.
Ele é um dos mais célebres bandidos do país e se envolveu com a criminalidade desde a juventude, quando assassinou um motorista de bonde no início dos anos 1980. Preso, escapou da cadeia em duas ocasiões, mas, no verão europeu de 1983, foi detido de novo, após um tiroteio com a Polícia.
Quatro anos mais tarde, em fevereiro de 1987, ganhou alguns dias de liberdade por “bom comportamento”, porém acabou não voltando para a penitenciária e foi dado como foragido. Um mês depois, enquanto estava em um carro com sua então namorada, Zaira Pochetti, foi interceptado por dois agentes, desencadeando uma perseguição cinematográfica pelas ruas de Roma.
Na ocasião, Mastini roubou diversos carros, realizou assaltos, sequestrou uma garota, disparou contra uma patrulha, matou um policial e feriu outro, mas acabou capturado, assim como Pochetti. Em 1989, foi condenado à prisão perpétua, pena que cumpre na penitenciária de Fossano.
Mastini também chegou a ser considerado suspeito de cumplicidade no homicídio do cineasta Pier Paolo Pasolini (1922-1975), já que era bastante próximo a Giuseppe Pelosi, o único condenado pelo crime. No entanto o “cigano” sempre negou envolvimento no assassinato. (ANSA)