Vinte e uma pessoas, em sua maioria mulheres, morreram na noite de segunda-feira após o naufrágio de um barco de madeira em Bettenty, no centro de Senegal, conforme relatado pelos bombeiros à AFP.

Também na noite passada, um segundo acidente foi registrado na vizinha Gâmbia, no qual oito pescadores morreram após o barco em que estavam adernar.

O acidente no Senegal, que não teve a causa determinada, ocorreu nesta cidade da região de Fatick, afirmou o comandante Oumar Kane, da Associação Nacional de Bombeiros, contatado por telefone.

Battenty fica em uma das partes insulares do delta do Salum, onde é comum o uso da pirágua, um tipo de embarcação de madeira, para circular no manguezal e entre uma ilhota e outra.

Os bombeiros foram alertados às 19h20 (16h20 de Brasília) sobre o naufrágio e rapidamente seguiram para o local do acidente para iniciar as buscas.

“De acordo com nossas informações, havia 72 pessoas na embarcação, 51 das quais conseguiram se salvar”, indicou o comandante dos bombeiros, Kane.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Todos os desaparecidos foram encontrados, com um balanço total de 21 mortos. Por este motivo, segundo Kane, as buscas foram suspensas.

A bordo da pirágua “havia apenas dois homens, o resto eram mulheres. Estavam indo buscar frutos do mar”, acrescentou.

Numerosos meios de comunicação locais noticiaram o naufrágio, com o número de vítimas variando. As diferentes versões concordam sobre a presença das mulheres na pirágua, meio de transporte utilizado com frequência pela população desta região.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias