O estado do Ceará comemora merecidamente dez anos do bem-sucedido Programa de Alfabetização de Crianças na Idade Certa – mais conhecido como PAIC. Estado e municípios trabalham juntos, em colaboração, para assegurar que todas as crianças cearenses estejam lendo, escrevendo e contando ao final do ciclo de alfabetização. Costumo dizer que, no campo da alfabetização, o Ceará se deslocou do restante dos estados nordestinos, e isso foi claramente verificado no último exame de Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), de 2014, feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Na tabela abaixo, é possível perceber o percentual de alunos em níveis adequados de alfabetização (leitura, escrita e matemática), numa comparação entre alunos cearenses e estudantes dos demais estados nordestinos. Em leitura, por exemplo, 52% dos alunos cearenses alcançaram o nível adequado, enquanto a média dos alunos nordestinos foi de apenas 28%.

Percentual de alunos com níveis adequados de alfabetização (leitura, escrita e matemática) no estado do Ceará com relação à média dos estados nordestinos – ANA/2014

 

 

 

 

 

 

Notadamente, há um esforço importante que ainda precisa ser feito no campo da alfabetização não só na região Nordeste, como no próprio estado do Ceará. Mas, por outro lado, fica claro que o Ceará poderá – mais rapidamente do que o resto do Nordeste – cumprir a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem como desafio nacional que todas as crianças estejam lendo, escrevendo e contando adequadamente ao final do ciclo de alfabetização.

Uma das consequências positivas desse esforço cearense no campo da alfabetização são os melhores resultados em língua portuguesa e em matemática que os alunos tiveram ao final do 5° ano do ensino fundamental, quando comparados com a média da região Nordeste, de 2007 a 2015. Um detalhe importante: em 2007, quando o PAIC começou, o Ceará apresentava resultados similares àqueles do Nordeste. Isso pode ser visto nas tabelas abaixo, que mostram o percentual de alunos com aprendizado adequando nessas duas disciplinas, de acordo com os resultados do Prova Brasil, do MEC. E a diferença do Ceará com relação à média do Nordeste só faz crescer ao longo dos anos.

Percentual de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa – 5° ano do ensino fundamental – Prova Brasil: Uma comparação do Ceará com a média do Nordeste
(O
D é a diferença entre o Ceará e a média do Nordeste)

 

 

 

 

 

 

Percentual de alunos com aprendizado adequado em matemática – 5° ano do ensino fundamental – Prova Brasil: Uma comparação do Ceará com a média do Nordeste
(O
D é a diferença entre o Ceará e a média do Nordeste.)

 

 

 

 

 

 

Portanto, como mostram os números, o Ceará vem se deslocando do restante do Nordeste, e o começo de tudo está na pedra angular da educação: na alfabetização!