Foi com a São Paulo Companhia de Dança que, em 2015, Marcia Haydée realizou um de seus grandes desejos: coreografar sua primeira obra para o Brasil, O Sonho de Dom Quixote. Em abril de 2018, como parte das comemorações de dez anos da SPCD, o balé será apresentado na Alemanha, país que adotou e consagrou Marcia.

A companhia dançará em Baden-Baden e Ludwigshafen, acompanhada pela sinfônica Deutsche Staatsphilharmonie Rheinland-Pfalz. “O mais bacana é que faremos com orquestra nessas duas cidades e com a presença da Marcia, que está muito feliz. Será realmente especial mostrar a nossa versão de Dom Quixote, que é muito brasileira”, informa Inês Bogéa, diretora artística da SPCD. Em Ludwigshafen, a companhia sobe ao palco no dia 18 de abril, quando Marcia completará 81 anos.

O Sonho é a reinvenção de Marcia para o tradicional balé Dom Quixote, baseado no livro de Miguel de Cervantes. Mas os alemães verão um trabalho com a cara do Brasil. No cenário, são usadas reproduções de até 8 metros de altura dos 21 desenhos que Candido Portinari (1903-1962) desenvolveu inspirado na obra de Miguel de Cervantes. Há também os poemas que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) escreveu influenciado pelas ilustrações e as músicas que o violonista clássico Norberto Macedo (1939-2011) fez para cada poema.

Baden-Baden e Ludwigshafen já tinham recebido a SPCD em 2011 e 2013, respectivamente. Ainda em 2018, a turnê internacional da companhia passará por Lyon e Créteil (França), Fürth (Alemanha) e Luxemburgo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.