São Paulo, 23 – A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) manifestou nesta quinta-feira, 23, preocupação com as possíveis consequências econômicas e sociais da Operação Carne Fraca, tanto entre os consumidores brasileiros quanto no mercado internacional. Segundo a ABPA, indicadores apontam para forte queda nas exportações brasileiras de carne, com a suspensão das vendas para alguns dos mais importantes mercados importadores da Ásia, Europa, África e Américas.

Em comunicado à imprensa, a associação destacou que o governo brasileiro e o setor privado reagiram rapidamente às informações que ganharam o mundo, e classificou como “absolutamente equivocada” a ideia de problemas sistêmicos na qualidade da carne do Brasil.

“Neste contexto, é fundamental que se mantenham discursos objetivos, que evitem sustentar a ideia de fraudes sem a conclusão das averiguações”, disse a ABPA, acrescentando que reitera seu repúdio a fraudes e defende a plena investigação dos fatos e punição dos envolvidos.

Ao mesmo tempo, a associação enfatizou a importância de que não se repita o que considerou equívocos cometidos na divulgação da operação da Polícia Federal. “Especulações sobre informações não reveladas apenas aumentam os prejuízos à sociedade brasileira”, disse a ABPA.