Encerrada a suspensão imposta pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), a diretoria da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) marcou para o próximo dia 10 de março a sua eleição presidencial. A data consta em nota oficial assinada pelo presidente Carlos Nunes nesta terça-feira.

O mandatário, que não vai recorrer à reeleição, poderia marcar a eleição para qualquer data no primeiro trimestre, como manda o estatuto da CBB. Dois candidatos disputam sua sucessão: Amarildo Ramos da Rosa, da federação paranaense, amplo favorito, e Guy Rodrigues Peixoto Junior, ex-jogador e lançado por seu vice, da federação maranhense.

Tanto Guy quanto Amarildo foram convidados para uma reunião que a Fiba promoverá na próxima sexta-feira na Suíça, onde tem sua sede. Também vão participar Nunes e, pela primeira vez, dirigentes da Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza, de forma profissional, o Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato nacional masculino.

Nesta reunião deve ser definido o futuro da CBB, depois de uma extensão da intervenção ser descartada. Durante o período que ficou à frente da confederação brasileira, a entidade internacional não promoveu nenhuma ação de impacto, exceto a análise das contas.

A assembleia geral em que as federações estaduais e o sindicato dos atletas votarão para eleger o próximo presidente também terá a apreciação das contas de 2016 da gestão Carlos Nunes.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias