LIVROS

A festa da literatura

A 20ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, maior evento do mercado literário nacional, comemora este ano dois séculos da chegada da família real portuguesa ao País e a criação da primeira gráfica brasileira. Com abertura marcada para a quinta-feira 14, participam da bienal 73 editoras internacionais de sete países (Argentina, Alemanha, Portugal, Espanha, Peru, Uruguai e Japão) e 350 expositores nacionais e estrangeiros. São, ao todo, 900 selos editoriais de todo o mundo com uma oferta de 210 mil títulos. Entre os autores brasileiros convidados estão Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles, José Mindlin, Ana Maria Machado, Moacyr Scliar, Marcelino Freire, Marçal Aquino, Maria Adelaide Amaral e Fernando Morais. Até o encerramento, no dia 24, espera-se lotar o Pavilhão de Exposições do Anhembi com mais de 800 mil pessoas (livre).

E S P E T Á C U L O

Vem da mesma terra do Cirque du Soleil a companhia canadense Les 7 doigts de la main (Os sete dedos da mão) que se apresenta pela primeira vez no Brasil com o espetáculo Traces. O show multimídia enfoca os últimos momentos de um grupo de pessoas ameaçadas por um iminente desastre mundial. No palco, os acrobatasbailarinos movem-se com incrível velocidade num repertório que inclui artes circenses, acrobacias chinesas, teatro e esportes, como basquete e skate. Representantes do novo circo, eles exibirão suas habilidades no Citibank Hall de São Paulo (de 13 a 17/8 e 20 a 24/8), e no Citibank Hall do Rio de Janeiro (de 27 a 31/8) (livre).

C I N E M A

Guerra animada

Starwars – a guerra dos clones (estréia no Brasil na sexta-feira 15) é a primeira animação feita a partir da ficção científica criada por George Lucas a ser levada ao cinema. A história é original e não reproduz a trama do filme homônimo interpretado por atores e lançado em 2002. Com imagens geradas em computador, o desenho animado está dividindo a opinião dos fãs da cultuada saga interplanetária, especialmente em relação à dublagem do personagem do mestre Yoda. A maior parte dasaprova a substituição de Frank Oz, que não quis participar do novo projeto, por Tom Kane (classificação indicativa a conferir).