A fotografia é a ferramenta mais  usada para contar a história da vida de alguém. São registros marcantes, como o nascimento de um filho, o primeiro dia de aula, as primeiras férias, o primeiro casamento, festas e tudo o que se quer guardar para as próximas gerações. São milhares de imagens que ocupam estantes e mais estantes dentro de imensos álbuns fotográficos. Além do transtorno de armazenar todo esse material durante anos, o maior problema de quem gosta de guardar suas memórias fotográficas em papel é que, com o passar do tempo, elas perdem a cor e o brilho originais.

A grande novidade da tecnologia digital são os scanners pessoais, próprios para quem quer digitalizar antigos negativos, fotos em papel fotográfico ou até mesmo slides (cromos) exibidos pelos memoráveis projetores de parede. Um investimento para quem gosta de registrar todos os passos de sua trajetória pessoal. Ao contrário dos scanners tradicionais, que levam um tempo considerável para digitalizar fotos em papel, nem sempre com boa qualidade, as novas máquinas são específicas para o uso fotográfico. Podem até digitalizar papéis, mas essa não é sua indicação principal. É o caso do Perfection 1670, da Epson. Ele vem com um programa que até os menos familiarizados com modernidades conseguem, com um simples apertar de botões, restaurar fotos, negativos e slides diretamente no aparelho. “Apesar de ser preciso instalar programas no micro para essas funções, os comandos são dados a partir do próprio scanner”, diz Fábio Menezes, da Epson. O aparelho também corrige o tom amarelado das fotos.

Outros equipamentos seguem a mesma linha. A Elgin acaba de lançar no País o modelo CS3200F, da japonesa Canon, que scaneia papel fotográfico, negativo e cromo. Vem com um software de edição de imagens que permite recuperar as cores de uma foto já amarelada ou dar cara de foto antiga (sépia) às imagens em preto-e-branco. Além disso, o usuário pode scanear várias imagens ao mesmo tempo e gerar arquivos independentes para cada uma delas – uma boa alternativa para quem não tem tempo nem paciência. Já a HP tem dois modelos indicados para o público não-profissional: o ScanJet 3670c e o ScanJet 4670c, que digitalizam negativos, papel e slides. O que varia é a resolução das imagens. Todos esses modelos de scanner são compatíveis com PC e Macintosh.

Fotos Digitais – Para quem está um pouco mais familiarizado com o universo das digitais, a Adobe Systems lançou o programa de edição de imagens Photoshop Álbum para Windows, que cria álbuns digitais usando ferramentas que ajudam a organizar, arquivar e depois localizar os arquivos no computador. O programa separa as imagens por data ou assunto e depois cria atalhos de busca. Para achar uma foto, basta acessar o dia ou mês em que ela foi tirada. O software tem ainda dispositivos para corrigir olhos vermelhos, contraste, brilho. Para resolver a confusão de quem tem muitas fotos digitais perdidas no computador, o programa grava as imagens em CD ou DVD. Assim, fica muito mais fácil, e seguro, guardar as memórias por muitos anos, sem perder qualidade.