chamada.jpg
img4.jpg
img5.jpg
BERTRAND RUSSELL
Livro sintetiza a vida e o pensamento do aristocrático matemático britânico (acima)

Biografias de personalidades históricas costumam ser garantia de boa vendagem nas livrarias. Em busca de uma diversificação de seu público, o universo dos quadrinhos está investindo nesse gênero literário e lançando clássicos “vida e obra” no formato de novelas gráficas – as populares tirinhas. A missão é complexa, já que é preciso criar uma representação convincente de seu personagem principal e traçar a trajetória de sua vida numa narrativa que atenda a determinado padrão: um roteiro ágil, envolvente, curto, direto e impactante, que agrade ao mesmo tempo ao leitor habitual de HQs e àquele que procurou a publicação atraído pelo personagem retratado. Dois bons exemplos já estão nas livrarias do País: o livro “Kafka por Crumb” (Desiderata), que reproduz a história de vida do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), e o HQ “Logicomix” (WMF Martins Fontes), que alterna o pensamento lógico e a trajetória pessoal do filósofo e matemático inglês Bertrand Russell. O primeiro foi desenhado pelo famoso cartunista americano Robert Crumb e teve texto criado por David Mairowitz; o segundo foi ilustrado pelos desenhistas gregos Alecos Papadatos e Annie Di Donna, com assessoria do especialista em lógica Christos H. Papadimitriou.

Na biografia de Kafka, logo se percebe que as ricas e repugnantes imagens criadas pelo autor tcheco serviram de inspiração ao cartunista Crumb, que conseguiu combinar eventos da vida atormentada de Kafka com as histórias narradas em seus livros. Está lá a barata de “Metamorfose”, falando diretamente ao leitor, e também está lá o drama da relação do escritor com o pai na forte imagem criada pelo cartunista em referência à obra “Cartas ao Pai”. Uma leitura que seduz pela arte gráfica e pelas histórias bem contadas, e tem a densidade adequada para quem se propõe a falar de um autor como Kafka. O cartoon grego sobre o inglês Bertrand Russell supera o anterior em densidade – é mais longo e literário e esteve sucessivas semanas entre os mais vendidos do “The New York Times”. É considerado um irretocável, complexo e humanizado perfil do pensador britânico, abordando sua conduta de homem mulherengo (casou-se quatro vezes) e apaixonado, seus arroubos suicidas e sua inquebrantável busca dos fundamentos da matemática que por pouco não o levaram à insanidade – tudo isso representado em traços vibrantes e que não atendem a uma linha cronológica.

img.jpg
FRANZ KAFKA
HQ sobre a vida do escritor tcheco alterna passagens de sua obra com traços de sua atormentada personalidade

img2.jpg

O apelo das biografias ilustradas já é um nicho importante de mercado e histórias famosas como a da refugiada judia Anne Frank foram lançadas em formato de quadrinhos, assim como a vida do músico americano Johnny Cash (“Johnny Cash: I See a Darkness”) e a do cantor Elvis Presley (8Inverso Editora). No universo das celebridades pop,já garantiram a sua novela gráfica o cantor Justin Bieber e a atriz Kristen Stewart, de “Crepúsculo”. Nos EUA, nem o presidente Barack Obama escapou – a sua biografia oficial foi recentemente adaptada para uma versão em tiras.

img3.jpg
CLÁSSICO
Biografia de Kafka tem tiras de Robert Crumb e texto de David Mairowitz

img1.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Confira abaixo seis páginas de "Kafka de Crumb"

foto pag 150.jpgfoto pag 151.jpgfoto pag 18.jpgfoto pag 19.jpgfoto pag 48.jpgfoto pag 49.jpg

 

 
 
 
 
 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias