ANNE RICE
Autora do livro Entrevista com o vampiro, que virou ilme estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt
STEPHEN KING
Estrela da literatura de horror mundial, é autor de Carrie, a estranha e O iluminado, ambos adaptados para o cinema
KOJI SUZUKI
Apelidado de "Stephen King" japonês, ele é o autor de Ring, história que deu origem à série de filmes de terror O chamado
SARAH LANGAN
The missing e The keeper são duas novelas de horror da escritora americana que se transformaram em best-sellers
PETER STRAUB
O autor americano ganhou o Bram Stoker 2007 pelo livro Lost boy, lost girl e foi parceiro de Stephen King em O talismã

Joe Hill, o terrível
 
Vencedor de três prêmios Bram Stoker, (Oscar da literatura de terror), o escritor americano Joe Hill, filho de Stephen King, está lançando Fantasmas do século XX (Sextante, 285 págs., R$ 29,90). Aos 37 anos, ele segue os passos do pai, mas já consolidou um estilo próprio. Hill é econômico nas palavras, privilegia a história concisa e curta e vai direto às cenas de horror, sem preparar o clima. Esse livro reúne 17 contos que combinam sobrenatural, terror, fantasia e suspense numa narrativa com muitas referências culturais. A riqueza visual e o ritmo de thriller das aventuras. Certamente levarão esta obra à indústria do cinema. Um filme baseado no primeiro livro de Hill, Heart-shaped box (inspirado em música do mesmo nome do Nirvana), já está sendo produzido pela Warner com direção do cineasta Neil Jordan.
 
MÚSICA
 
 
Sete vezes O Rappa
Com a música Em busca do porrão, do CD 7 vezes, o grupo carioca O Rappa conseguiu bater Djavan e Luiz Melodia em matéria de letras obscuras. Mesmo assim, ainda envolve o ouvinte com a ótima mistura de reggae, funk e rock que se repete nas outras 13 faixas. Para não desapontar os fãs que esperavam um disco de inéditas. O grupo formado por Marcelo Falcão, Marcelo Lobato, Xandão e Lauro Farias manteve-se politizado. Diz na música Maria: a sua "canção é coisa séria, um verdadeiro comício".
 
 
DVD
A COMÉDIA ETERNA DE LEÓLO
 

A morte prematura, aos 43 anos, do diretor canadense Jean- Claude Lauzon pôs fim a uma das carreiras mais promissoras do cinema. Essa é a sensação ao se ver os dois únicos filmes que ele fez – Night zoo (1987) e Léolo (1992). É esse último que agora está sendo lançado em DVD. Avesso a clichês, em Leólo o diretor canadense mistura lances poéticos e grotescos ao contar a história de um garoto de 12 anos que descobre os mistérios da vida numa família completa-mente maluca. E o melhor é que essa comédia continua inventiva como na época de sua estréia. (14 anos)

CINEMA 1
Desafinados para sempre

Na década de 60 um quarteto carioca de bossa nova vai tentar a sorte em Nova York e lá conhece Gloria Baker (Claudia Abreu), que se torna a cantora do grupo e amante do pianista Quim (Rodrigo Santoro). Eles são os protagonistas do filme Os desafinados (estréia na sexta-feira 29), de Walter Lima Jr., que convidou Wagner Tiso para fazer a direção musical. Embora existam referências a fatos e personagens reais da época, trata-se de uma ficção que revê quase 50 anos da história política e cultural do Brasil e presta um tributo à bossa nova, com clássicos do movimento incluídos em sua trilha sonora. (12 anos) músicas de sambistas como Monarco, Argemiro, Jair do Cavaquinho e Casemiro da Cuíca. No papel de entrevistadora, Marisa revela os bastidores desse rico universo musical, imprimindo um tom intimista às visitas que fez às casas dos sambistas. Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho aparecem em participações especiais. (livre)

CINEMA 2
A segunda visita à Portela

O documentário Mistério do samba (estréia na sexta-feira 29), de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, nasceu das pesquisas feitas por Marisa Monte para o seu CD Tudo azul – velha guarda da Portela e Marisa Monte, de 1998. Na época, ela reuniu cerca de 100 músicas de sambistas como Monarco, Argemiro, Jair do Cavaquinho e Casemiro da Cuíca. No papel de entrevistadora, Marisa revela os bastidores desse rico universo musical, imprimindo um tom intimista às visitas que fez às casas dos sambistas. Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho aparecem em participações especiais. (livre)

AGENDA

NOÉ, NOÉ! DEU A LOUCA NO CONVÉS

(Tuca, São Paulo, até 19/10) – O musical de Ivaldo Bertazzo leva para o palco um cais de porto onde um navio se prepara para zarpar. Além da sua companhia, o elenco traz atores e cantores líricos, como a soprano Céline Imbert (12 anos)

 

(Canal People + Arts, 22h, a partir da quinta-feira 28 ) – A premiada série sobre o reinado de Henrique VIII na Inglaterra chega à sua segunda temporada (14 anos)

THE TUDORS