Uma nova opção de tratamento para a presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada, acaba com a necessidade do uso de óculos. A condição é caracterizada pela perda da elasticidade do cristalino, a lente natural do olho. O fenômeno ocorre com o passar dos anos e sua consequência é a dificuldade para focar objetos mais próximos. Hoje, os recursos mais usados para corrigir o problema são os óculos e, menos comum, a cirurgia a laser. Agora, a alternativa que está surgindo são os implantes colocados sobre a córnea e que têm a função de ajustar a profundidade da imagem captada de forma que o indivíduo enxergue de perto e de longe.

abre.jpg
OPÇÃO
Para a oftalmologista Lara, uma das vantagens é que o
recurso pode ser retirado, se preciso

Há três modelos: o Kamra, o Raindrop Near Vision e o Presbia Flexivue Microlens. O mais estudado até agora é o primeiro. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Wisconsin (EUA) divulgaram os resultados de um trabalho que avaliou sua eficácia em 507 pacientes com idade entre 45 e 60 anos. Do total, 83% deles ficaram aptos a ler jornal, por exemplo, sem a necessidade de óculos. “O implante funciona tanto para quem está começando a ter dificuldade para enxergar de perto quanto para aqueles que estão com a presbiopia em etapa mais avançada”, disse à ISTOÉ John Vukich, líder da pesquisa.

IEpag72e73Beleza_Oculos-2.jpg

Na opinião da oftalmologista Lara Murad Bichara, do Rio de Janeiro, os implantes também apresentam outras vantagens. “Eles podem ser retirados quando necessário”, diz. “E não dificultam a realização de uma operação de catarata no futuro nem prejudicam a visualização da retina, recomendada em pacientes diabéticos, por exemplo”, completa. O pesquisador Vukich, no entanto, ressalva que há circunstâncias nas quais o uso dos óculos pode ainda ser necessário, mesmo com o implante. “Quando a luz é muito fraca, a utilização de óculos de leitura pode ajudar”, disse.

A tecnologia dos implantes já está disponível em países europeus. Nos Estados Unidos, o Kamra está em fase de aprovação pelo Food and Drug Administration (FDA). E, de acordo com os fabricantes do Raindrop Near Vision, sua aprovação no Brasil será solicitada em 2016.