A semana

Brasil confidencial
Por Octávio Costa

 

 

 

 

Com o pé na estrada
O presidente demissionário da Infraero, Sérgio Gaudenzi, deixa a empresa no dia 15, após inaugurar o anel rodoviário do aeroporto de Salvador, sua terra natal. A partir do dia 16, ele quer visitar todos os municípios da Bahia, em sua campanha para deputado federal em 2010.

Combate à corrupção
Nesta terça-feira 9, Dia Mundial de Combate à Corrupção, o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, lançará um cadastro de empresas inidôneas, que não podem ter contrato com a União.

Mangabeira critica Obama
O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, confirma que vai se encontrar com Barack Obama na passagem do ano. Ele já enviou um paper para assessores do presidente eleito, falando da necessidade de se reorganizar a relação entre o sistema financeiro e a economia real. Mangabeira foi professor de Obama em Harvard, mas não poupa os nomes já anunciados por ele: "Obama está cercado de uma turma muito conservadora. A cabeça e o coração do presidente eleito oscilam entre as idéias dessa equipe previsível e a impaciência do país, que está em ebulição."

Tarda mas não falha
O Tribunal de Justiça do DF vai rever decisão que triplicou o patrimônio do ex-presidente da Caixa, ex-diretor do Banco do Brasil e ex-deputado Paulo Mandarino. No julgamento de ação de partilha de bens, ele ficou mais rico e sua ex-esposa Inez Christina Bchara mais pobre. A Secretaria Judiciária do TJ reconheceu que Inez "não foi intimada para oferecer contra-razões".

RÁPIDAS

* O BNDES quer responder à altura a decisão do Equador de contratar advogados americanos para defender seus interesses contra o Brasil. O banco estatal, na semana passada, fez contato com escritórios especializados em arbitragem internacional.

* No dia 28 de novembro, o Ministério dos Esportes abriu licitação para contratar empresa de terceirização de mão-de-obra. Maior salário que será pago é de R$ 6,5 mil. Os servidores não entendem: se precisa de mais gente qualificada, por que o Ministério não faz um concurso?

* O Senado publicou edital para licitação de 81 ilhas de edição para programas de tevê. As ilhas vão ser instaladas em cada um dos gabinetes dos senadores. Oficialmente, destinam- se a produzir programas para a TV Senado.

* A agenda do presidente do BC, Henrique Meirelles, está mesmo muito apertada. Nas audiências em seu gabinete, ele põe em cima da mesa um imponente relógio Tissot de bolso. E o consulta a todo instante.

RETRATO FALADO

 

 

 

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), quer votar a MP da Filantropia em fevereiro. Ele se reuniu com o Ministério Público para corrigir imperfeições na MP, que é vista como uma anistia às instituições que se envolveram em fraudes contra o Fisco. "Sem a MP, mil entidades filantrópicas com "F" de França perderiam o certificado por falta de capacidade de análise do serviço público", explica. E garante que o objetivo "não é anistiar ninguém".

A ONU exagerou
Repercutiu mal no Ministério da Fazenda o relatório da ONU que prevê para 2009 um crescimento do PIB brasileiro de 0,5%. "Para o Brasil crescer menos de 1% só se a economia mundial der uma radical embicada para baixo", afirma o secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa. Nas contas da Fazenda, só o carry over de 2008 já garante um crescimento acima de 2%.

O eterno adiamento
A reforma tributária ficou para março. Mas o relator, deputado Sandro Mabel (PR-GO), está otimista. "Não vou deixar ninguém descansar enquanto a reforma não for votada." Ele está criando um grupo de trabalho e promete virar dezembro, janeiro e fevereiro analisando as propostas da oposição.

"Quem estiver envolvido em qualquer pilantropia certamente terá o certifi cado cassado"

Arruda na Copa
O governador do DF, José Roberto Arruda, continua empenhado em fazer de Brasília uma das subsedes da Copa de 2014. Além do estádio Bezerrão, do Gama, promete construir 20 vilas olímpicas na cidade até 2010. Iniciou a construção de sete.

 

Tem urânio em pauta
Quem acompanha as relações Brasil/França garante que o presidente Nicolas Sarkozy, na visita deste mês ao País, não vai tratar só de submarinos, caças e helicópteros. A França quer retomar as conversas sobre um tema mais explosivo: a venda de urânio brasileiro em troca da transferência de know-how nuclear.

Sushi e marketing
O embaixador do Japão, Ken Shimanouchi, é excelente homem de vendas. Sugeriu aos convidados para o jantar em homenagem ao aniversário do imperador Akihito que olhassem com atenção as tevês de alta definição no salão principal. Todas da Sony.

A novela continua
Em nova reviravolta, o PMDB anunciou que vai ter candidato à presidência do Senado. O nome será escolhido em 1º de fevereiro. Querem cortar as asas do petista Tião Viana, que já está fazendo convites para a futura mesa do Senado.

Vingança de Renan
Na edição de um jornal com um balanço final das atividades parlamentares, o senador Renan Calheiros decidiu retirar qualquer menção às obras do PAC em Alagoas. Algumas, como o metrô de superfície de Maceió, ainda nem começaram.