Comportamento

Amor de mãe à flor da pele
Fazer uma tatuagem em homenagem aos filhos é a nova forma de celebrar a maternidade

por Verônica Mambrini
 i79784.jpg

Nada de festas, jóias ou presentes: mães descoladas estão se tatuando para celebrar a maternidade. O ombro esquerdo da supertatuada Angelina Jolie é uma vitrine dessa tendência. Os desenhos escolhidos pela atriz são as coordenadas de onde nasceu cada um dos seus seis filhos. As mais recentes, dos gêmeos Knox e Vivienne (Nice, na França), se somaram às feitas para Maddox (Camboja), Zahara (Etiópia), Shiloh (Namíbia) e Pax (Vietnã). Por aqui, as chamadas “mommy tattoos” também estão fazendo sucesso. Há pouco mais de um mês, a apresentadora Angélica ostenta no pulso um coração entrelaçado às iniciais dos filhos, Joaquim e Benício.

i79785.jpgAngélica afirma que já tinha vontade de fazer uma tatuagem há tempos, mas nunca havia surgido uma oportunidade. “Meu personal trainer conhecia um ótimo tatuador que vinha em casa e tomava todos os cuidados necessários. Foi super-rápido e indolor”, diz a apresentadora. Foi uma surpresa até para o marido, o apresentador Luciano Huck, que dias depois também ganhou uma homenagem. A loira tatuou uma estrela de Davi ao lado de um L na nuca, na véspera do aniversário de casamento. Eliana Zica, a Zazá do Estúdio Tattoo Ilha, estima que 60% das mulheres que passaram pelas agulhas do seu estúdio optaram por homenagens aos filhos.

“A procura aumentou de uns quatro anos para cá. Aparece pelo menos uma mãe por semana”, afirma Zazá. Longe de símbolo de rebeldia ou estigma, hoje a tatuagem é uma forma de mães expressarem que continuam modernas e interessantes, apesar da maternidade. “É uma marca de algo que mudou sua vida para sempre. Nesse sentido, mães tatuarem o nome de seus filhos está muito mais historicamente correto do que imitar a estrelinha no tornozelo da Gisele Bündchen”, diz Luli Radfahrer, professor de comunicação da Universidade de São Paulo.i79786.jpg