Justiça
Sem burocracia

boechat-01-ie-2114.jpg

O Brasil vai propor à União Europeia, até o mês que vem, a criação de um Mandado de Captura, que na prática acabará com os demorados processos de extradição – três anos em média. Se a simplificação dos procedimentos burocráticos para entrega de prisioneiros de um país para o outro já estivesse em vigor, o Brasil não teria, entre 2007 e 2008, trocado uma pilha de ofícios com o Principado de Mônaco, antes de trazer o ex-banqueiro Salvatore Cacciola para o Rio de Janeiro, onde hoje cumpre pena.

Itamaraty
O vaivém diplomático

Está escolhido o embaixador que vai ocupar a Secretaria de Segurança Multidimensional da OEA, área responsável pelo combate ao abuso de substâncias psicotrópicas, o crime e a violência nas Américas. Um dos mais importantes cargos da diplomacia brasileira no Exterior será ocupado por Maurício Cortes, nosso cônsul-geral em São Francisco. O embaixador Alexandre Ador Neto deixa a função para ser o número 1 da embaixada do Brasil na Sérvia.

Saúde
Briga de foice

boechat-02-ie-2114.jpg

Parlamentares do partido do presidente Lula montaram um dossiê para levar ao Senado, onde será votada a indicação do médico Eduardo Costa, ligado ao PDT, para uma das diretorias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ministro José Temporão é acusado de trair acordo que manteria com os petistas a cadeira do ex-diretor e deputado federal Agnelo Queirós – que saiu para disputar o governo do DF.

Música
Quero o meu

boechat-03-ie-2114.jpg

Sandra de Sá será a primeira artista a pedir indenização nos tribunais, por conta do fechamento, esta semana, do Canecão, a mais tradicional casa de shows do Rio. Ela alega que o empresário Mário Priolli tinha conhecimento de que o lugar poderia ser fechado a qualquer instante e mesmo assim fez contrato com ela para um espetáculo dia 28 de maio. O advogado Michel Assef, que a representa, pedirá reembolso de gastos feitos, indenização moral e lucros cessantes.

Esporte
Bom de bola

Pela primeira vez na história, um atleta paraolímpico vai ter sua vida contada em um livro infantil. O ex-jogador de futebol de 5 para cegos Mizael Conrado, bicampeão olímpico e referência no esporte, estará ao lado de nomes como Rivelino, Leonidas da Silva e Magic Paula na “Coleção Pequenos Craques”, de Paola Gentile, que será lançada pela Editora Callis, na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto.

Agências
Na bucha

É da ordem de R$ 1 milhão a multa que a Agência Nacional de Saúde Suplementar acaba de aplicar na Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro, uma das maiores do gênero no País. Por trás da punição, a redução da rede de serviços médico-hospitalares, prejudicando boa parte de seus 55 mil beneficiários. Para contornar o problema, a Caixa de Assistência aos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) fez parceria de atendimento com a Unimed-Rio, em março de 2008, mas não escapou da sanção agora.

Marinha
Ao menos… boia

boechat-05-ie-2114.jpg

Um grupo de peritos navais da Marinha francesa está a caminho do Brasil para uma inspeção técnica no porta-aviões São Paulo. Danificado pelo vazamento de vapor catapulta, em 2005, que matou três tripulantes, a belonave até hoje não voltou plenamente à ativa, passando a maior parte do tempo no estaleiro.
Isso faz com que sua aquisição à França por US$ 25 milhões, em 2000, tenha sido até aqui o pior negócio militar do mundo.  A delegação técnica dirá se existe a possibilidade de ele ter alguma utilidade um dia.

Infraestrutura
Duas realidades

A informação, atribuída à pesquisa do Banco Mundial, foi divulgada por empresários durante um seminário da construção pesada na terça-feira 11, em São Paulo: 85% dos recursos públicos destinados às obras de infraestrutura no Brasil estão vinculados às emendas parlamentares. Para se ter uma ideia do que isso representa, na França, a taxa é de apenas 6%; nos Estados Unidos, 12%, e na Itália, 18%. Não é à toa que vivemos sob ameaça de apagão no setor.

Eleições 2010
Reta final

 boechat-04-ie-2114.jpg

Cobiçado por tucanos e petistas, o PP marcou 2 de junho a reunião da Executiva Nacional na qual debaterá quem o partido apoiará na disputa presidencial deste ano. Com tantas variáveis em jogo, o presidente da legenda, Francisco Dornelles, admite a necessidade de um segundo encontro, ainda em junho. Mas está otimista com o cenário político. “Hoje, somos favoritos para os governos de Santa Catarina (Angela Amin), Amapá (Pedro Paulo Carvalho) e Roraima (Neudo Campos).”

Exportação
Tributo

Em ano eleitoral, o assunto é tratado com cuidado. Mas houve conversas entre os Ministérios da Fazenda e de Minas e Energia sobre a conveniência da aplicação de uma alíquota de 10% sobre as nossas exportações de minério de ferro. A mesma taxa adotada pelos governos da Índia (em dezembro passado) e da Austrália (este mês). Hoje, o percentual é zero.

Loteria
Fé na Copa

A Caixa Econômica Federal vai aproveitar os jogos da Copa do Mundo na África do Sul para tentar resgatar a Loteria Esportiva. Durante o Mundial, fará duas apurações por semana do jogo. Nos áureos tempos, as disputas envolvendo clubes de futebol atraíam tantos apostadores que a Loteca foi durante anos a mais popular das loterias da Caixa. Hoje, ocupa modesta sexta posição.

Supremo
Questão de imagem

boechat-06-ie-2114.jpg

Notoriamente avesso a entrevistas, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal dá sinais de que algo está mudando. Há dias, Cezar Peluso submeteu-se a curso sobre técnicas de como lidar com a imprensa.
O resultado do media training agradou. Agora, o ministro deseja que os membros do Conselho Nacional de Justiça, que também comanda, passem pelo mesmo aprendizado.

Economia
Fez corte

Em que pese algumas perdas expressivas em alguns negócios, como na área imobiliária nos Estados Unidos, o gigante americano Morgan Stanley quer ampliar negócios no Brasil. Seus executivos em Nova York andaram esticando olho gordo, sem sucesso, em direção à Gávea Investimentos, de Armínio Fraga e Luiz Fernando Figueiredo. A cobiça mostra o tamanho do interesse do banco em oportunidades de negócios no Brasil, já que por aqui os lucros do sistema bancário foram fantásticos.