chamada.jpg
NA TOSCANA
Tony Ramos interpreta o agricultor Totó: no início
da novela, ele atua na Itália

A telenovela brasileira já passou por muitas transformações – agora ela atravessa uma de suas maiores revoluções tecnológicas e entra definitivamente na internet. Com a estreia na segunda-feira 17 de “Passione”, que assume o lugar de “Viver a Vida” no horário nobre da Rede Globo, o espectador vai participar da primeira trama interativa produzida no País: a maioria dos atores de “Passione” terá blogs e twitters através dos quais o público poderá interagir com as personagens e, quem sabe, até influir no desenrolar do enredo.

Não se trata mais da simples exibição da novela na internet. Dessa vez, fato inédito, o espectador internauta “conversará” não com o ator real, mas com a personagem que ele interpreta. Por exemplo: quem interagir com a estrela máxima, a atriz Fernanda Montenegro, estará na verdade interagindo com a personagem Elizabete Gouveia. De um simples bom-dia a uma crítica ou elogio, ela responderá não como Fernanda,  mas, isso sim, como Elizabete.

img.jpg
DRAMA E ALEGRIA
Fernanda Montenegro com Mauro Mendonça,
Marcello Antony, Mariana Ximenes e Leandra Leal: elenco estrelado

Essa estratégia revela também o empenho da emissora em resgatar o público que está migrando para outros canais no horário nobre e, sobretudo, conquistar a juventude que é pouco afeita a se plantar diante da tevê para ver novela, mas é vidrada na internet. “É uma maneira de dialogar melhor com a nova geração”, diz o autor, Silvio de Abreu, que tem pela frente o desafio de elevar o patamar de audiência do horário que vem registrando uma média insatisfatória de 35 pontos. Fernanda Montenegro, que volta à televisão após quatro anos de ausência, encabeça o elenco como a angustiada matriarca e industrial paulista Elizabete Gouveia. “Fiz bandidas e cafetinas; melodrama é a primeira vez”, diz ela. A atriz já gravou dois vídeos com conteúdos exclusivos para a internet. “É o mundo moderno.”

“Em minhas novelas, eu caso com as mulheres mais lindas
e mato quem eu quero”
Silvio de Abreu, autor de “Passione”

O diretor-geral de “Passione”, Luis Henrique Rios, é um dos mais entusiastas da novela interativa: “A relação do público será prioritariamente com as personagens e não com os atores. Isso é tecnologia e mágica casadas.” Ele explica que a continuidade desses mecanismos vai depender do interesse que despertarem no espectador, mas, a julgar pelo alto grau de maldade da personagem vilã Clara (Mariana Ximenes), maldade que sempre revolta principalmente o público feminino, os blogs e twitters da atriz serão recordistas de acesso. Entre os nomes consagrados do elenco também estão Tony Ramos, Mauro Mendonça, Vera Holtz, Irene Ravache e Aracy Balabanian. Na ala dos galãs, Reynaldo Gianecchini aparece pela primeira vez como vilão (faz par com Mariana Ximenes), Marcello Antony vive um corredor de stock car e Cauã Reymond interpreta um ciclista. Ao lado de Carolina Dieckman, que encarna a jornalista Diana, alinham-se beldades como Leandra Leal e Mayana Moura. O ponto de partida da narrativa, que se passa na Itália e em São Paulo, é o golpe arquitetado pela dupla do mal: sabendo que  Totó, personagem deTony Ramos, é o filho bastardo e herdeiro de Bete Gouveia, Clara e Fred (Gianecchini) vão à Itália dispostos a trapacear o milionário que ignora sua origem. Totó acaba se apaixonando por Clara, casa com ela e retorna ao Brasil. Esse é o começo de uma intrincada história que promete suspense, humor, sexo e paixão. E ainda marca a volta do sotaque italiano ao horário das 21 horas, uma estratégia já testada com sucesso em “Terra Nostra”.

img1.jpg

 

Colaborou Adriana Prado