Em Cartaz

Em Cartaz

CINEMA

Em Cartaz

CINEMA

Sob o céu da Austrália

Por uma convenção cinematográfica, filmes épicos devem ser longos. Não é diferente com Austrália (estreia na sextafeira 23), que se arrasta por 2h40 para narrar o romance entre a aristocrata inglesa Sarah (Nicole Kidman) e o rude vaqueiro Drover (Hugh Jackman). Sarah é a herdeira de uma fazenda numa remota região do nordeste australiano, o seu marido é assassinado e ela decide tomar conta da propriedade. Por outra convenção do cinema em histórias do gênero, ela recebe então a ajuda do vaqueiro por quem se apaixona. O filme, passado na década de 30, só se afasta do previsível quando aborda o conflito racial numa época em que as crianças aborígenes eram levadas à Inglaterra para trabalharem como domésticas.

i87829.jpg

CINEMA II

Comédia cucuísta

A vida de Gilberte, mulher de um industrial francês, sofre uma reviravolta com a chegada de seu ex-marido americano a Paris. Passada nos anos 20, essa história é contada em tom de farsa musical por Alain Resnais em Beijo na boca, não! (em cartaz em São Paulo), cujo elenco inclui um artista galanteador que se diz cucuísta mais que dadaísta e cubista – ou, se quiserem, absolutamente nada.

i87832.jpg

 

+ 5 Filmes australianos

MAD MAX Policial (Mel Gibson) vinga a morte de sua família, assassinada por uma gangue

PRISCILA, A RAINHA DO DESERTO A divertida viagem de duas drag queens e um transexual a bordo de um ônibus

VEM DANÇAR COMIGO Ótimo retrato do universo das danças de salão, com trilha sonora que virou cult

O ANO EM QUE VIVEMOS EM PERIGO Filme de Peter Weir sobre um jovem repórter que vai cobrir uma revolução na Indonésia

GERAÇÃO ROUBADA Baseado em história real, narra a trajetória de três garotas aborígenes que tentam fugir da Inglaterra em busca de suas aldeias de origem

i87830.jpg

DVD

Três brasileiras

Rita Ribeiro é maranhense, Jussara Silveira, mineira, e Teresa Cristina, uma carioca. Em agosto do ano passado, elas se reuniram no show Três meninas do Brasil, que agora sai em DVD e em CD ao vivo. Com repertório que vai de Dorival Caymmi a Zeca Baleiro, passando por Caetano Veloso e Chico Buarque, as intérpretes fazem um equilibrado panorama da música brasileira. Destaque para o ponto de umbanda Deixa a gira a gira, adaptado pelo grupo vocal baiano Tincoãs.

i87835.jpg

 

LIVROS

Oscar Wilde inédito

O nome diz tudo: a Série erótica (Editora Hedra) é uma coleção que utiliza o sexo como apelo mercadológico e durante muito tempo teve circulação clandestina. Isso dificultou a determinação da autoria de algumas obras, caso do romance inédito Teleny, o reverso da medalha (224 págs., R$ 22), atribuído ao escritor irlandês Oscar Wilde (foto). Narra os conflitos de um rapaz diante de seus desejos homossexuais. A série traz ainda Flossie, a Vênus de quinze anos, do inglês Swinburne.

                           i87837.jpg       i87841.jpg

MÚSICA

Nasce uma cantora

Mais uma atriz decide soltar a voz: agora é a vez da americana Zooey Deschanel, de Fim dos tempos. Ela se sai melhor que suas companheiras, como Scarlett Johansson. O CD Volume one, que Zooey gravou com o guitarrista Matt Ward (a dupla chama-se She & Him), traz composições dela própria e regravações de The Beatles (I should have known better) e Smokey Robinson (You really got a hold on me). Com um registro vocal parecido ao de Dusty Springfield, Zooey demonstra conhecer a melhor country music americana e sua estreia em disco foi lembrada em diversas relações de melhores de 2008.

i87844.jpg

AGENDA

ELTON JOHN

(Rio de Janeiro, Praça da Apoteose, 19/1) – O famoso cantor inglês faz um retrospecto de quatro décadas de carreira

 i87845.jpg

12ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

(Tiradentes, Minas Gerais, a partir de 23/1) – O festival mineiro vai exibir mais de 100 filmes brasileiros, entre eles Se nada mais der certo, de José Eduardo Belmonte

i87846.jpg

 

A GLORIOSA

(Teatro do Shopping Fashion Mall, Rio de Janeiro, até 1/3) – Marília Pêra interpreta a desafinada cantora Florence Foster Jenkins, conhecida como a diva do grito

i87849.jpg