Em apenas 14 anos, até suas portas serem lacradas pelos nazistas em 1933, a escola Bauhaus, da Alemanha, ergueu as bases da arquitetura e do design modernos. Ao combinar artesanato com engenharia, o movimento de vanguarda alemão inaugurou a era dos móveis, utensílios domésticos e objetos pessoais que são autênticas obras de arte.

Uma das herdeiras desse estilo, a fabricante de áudio e vídeo Bang & Olufsen foi radical. Em seu laboratório de novos produtos, em Struer, na Dinamarca, aboliu a ditadura dos engenheiros e dos técnicos, sempre interessados em adicionar novos botões e funções aos aparelhos. Ali, a palavra final sobre os produtos cabe ao designer da empresa, o inglês David Lewis. “Em qualquer item de consumo é preciso haver um elemento surpresa, uma magia”, disse Lewis a ISTOÉ. O aparelho de som em formato de Óvni, novidade da marca, é um exemplo disso. Abre-se com uma passada de mão diante de seu painel, que, aliás não tem um único botão.

Com três de suas criações expostas no Museu de Arte Moderna de Nova York, Lewis tem como mantra a conversão de eletrodomésticos em peças que, quando desligadas, tornam-se artigos de decoração. Por isso, a preferência pelos tons metálicos e pelo pretinho básico. A preocupação extrema com a forma não sai barata. Uma caixa acústica vai de R$ 5,8 mil a R$ 32 mil. Os preços da B&O sustentam a tese de que quem vê design não vê custo. Em um mercado no qual o mesmo aparelho é vendido em todo o mundo, o design é um diferencial e tanto. A facilidade de uso é outro quesito.

A aceitação das mulheres, em geral avessas à leitura de manuais de instrução, é fator essencial para a aprovação de novos produtos. “Elas são boas em dizer o que é realmente útil”, diz Lewis. A regra não vale só para a sala de visitas. Um exemplo é o estiloso exaustor Wall Carpet, à venda por R$ 2,6 mil. A aposta no estilo e na simplicidade de uso explica o sucesso de aparelhos como o tocador de músicas iPod, que tem apenas um botão para ligar, desligar, trocar de música, aumentar e diminuir o volume. O mesmo vale para acessórios como a caixa acústica SoundDock, R$ 1,9 mil, da Bose, que vem com controle remoto, mas é toda controlada a partir do iPod. Afinal, elegância sempre combina com funcionalidade.