Economia
Para cima

chamada.jpg

O presidente mundial da Fiat, Sergio Marchionne, chega ao Brasil neste domingo 28. Vem  reinaugurar a fábrica de colheitadeiras do grupo (CNH), na qual foi gasto R$ 1 bilhão. A cerimônia na terça-feira, em Sorocaba, colocará Lula e José Serra lado a lado. Aos dois, Marchionne deve falar sobre novos investimentos da Fiat, dentro da estratégia da montadora de produzir cinco milhões de veículos por ano no mundo – 15% mais do que fabrica hoje.

Indústria
Novo produto

img5.jpg

As indústrias brasileiras de cigarros testam o filtro de carvão ativado. O produto, que já foi utilizado no passado, pode voltar em larga escala devido ao aumento no preço do acetato de celulose. Os valores dispararam depois que os chineses passaram a fumar cigarros com filtro, por determinação do governo. Quando os chineses vão às compras, os preços sobem.

Transplantes
Na pole

Concorrendo contra conceituadas instituições, o Hospital do Rim e Hipertensão, em São Paulo, com 910 cirurgias renais em 2009, pela 11a vez bateu o recorde mundial de transplantes. Segundo José Medina, diretor da unidade, a doação feita pelos familiares da jovem Eloá Pimentel (assassinada no fim de 2008) e uma campanha da CNBB sobre o tema elevou em muito a captação de órgãos no País.

Esportes
Escapou

A Olimpíada de Inverno de Vancouver registrou até agora só um positivo de doping. Cerca de 1.400 testes foram realizados. O flagrante foi em uma jogadora feminina de hóquei da Rússia. Mas o caso acabou em uma leve advertência, depois que a atleta provou ter usado um descongestionante nasal com o único objetivo de respirar melhor no frio canadense.

Política
Será?

Há quem jure que Fernando Henrique Cardoso está namorando. O ex-presidente já foi visto mais de uma vez com uma vistosa mulher de cabelos castanhos, num clima olhos nos olhos. Depois do Rio de Janeiro, o último flagrante ocorreu há dias no famoso Restaurante Fialho, em Évora, Portugal.

Teatro
De volta às tábuas

img1.jpg

Depois de vários anos sem produzir uma peça de teatro, Eva Wilma escolheu uma comédia para voltar com estilo. “Como se Tornar uma Supermãe em Dez Lições” estreará em São Paulo no segundo semestre. Aliás, a participação da atriz não será apenas nos bastidores. Ela protagonizará o espetáculo. A adaptação do texto do americano Paul Fucks está sendo feita pelo autor Flávio Marinho.

Eleições 2010
Com ela

Não é só o PT e o PMDB que estão de queixo caído por Dilma Rousseff. Dos 27 diretórios do PP, 18 já se manifestaram a favor de uma aliança pró-candidatura da ministra ao Planalto. Mas entre os Estados ainda indecisos há colégios eleitorais de peso, como Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Anistia
Acabou

A Advocacia-Geral da União negou a aplicação da Lei de Anistia a 180 servidores civis do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, demitidos pela greve de 1985. As indenizações haviam sido negadas pela Comissão de Anistia. Anteriormente, a AGU referendou outra decisão do colegiado, pelo não pagamento de qualquer benefício aos cerca de quatro mil ex-cabos, ingressos na FAB após 1964. Os pleitos estão arquivados.

OEA
Hora do retorno

Encarregado de cuidar na OEA da política de combate ao tráfico de drogas, gestão de segurança pública e das ações contra o terrorismo, Alexandre Addor-Neto deve deixar o cargo de secretário de Segurança Multidimensional no mês que vem. É o mais relevante posto ocupado pelo Brasil em organismos internacionais. O diplomata quer ficar mais próximo da família, que vive no Rio de Janeiro.

Governo
Amanhã, já

Como o Brasil vai sediar a Copa em 2014 e a Olimpíada em 2016, a Secretaria Nacional de Segurança Pública terá sua estrutura reforçada ainda este semestre. Ganhará um departamento especializado em cuidar de grandes eventos, em especial esportivos. A centralização visa acelerar a tomada de decisões.

Justiça
Túnel do tempo

img3.jpg

Na quinta-feira 25, na posse do advogado Raphael Favetti na Secretaria Executiva do Ministério da Justiça, um convidado jogou sem querer no chão um retrato fixo na Galeria dos Ministros da Justiça. O novo titular da pasta, Luiz Barreto, não perdeu o tom: “O ministro que caiu foi outro”, brincou, prosseguindo a cerimônia.

Aviação
Garagem privativa

img4.jpg

Dona do Legacy que se chocou com o Boeing da Gol em 2006, matando 154 pessoas, a ­ExcelAire Service mandou construir uma espécie de hangar em torno do avião, na base aérea da Serra do Cachimbo, no sul do Pará. Sinal de que não quer ver o jato estragando. E também por acreditar que a solução para o caso vai demorar muito.

Educação
Hora da disputa

Sai esta semana a portaria do MEC com as entidades que poderão indicar nomes para o Conselho Nacional de Educação. Embora a função não seja remunerada – paga-se apenas jeton por sessão –, as vagas são disputadas a tapa, pelo poder que conferem. Onze mandatos vencem em maio. Na Câmara de Educação Superior, Aldo Vanucchi, Helgio Trindade e Mario Pederneiras podem ser reconduzidos. Por terem sido reeleitos, sairão do CNE os professores Edson Nunes e Marília Lopez. A temporada de lobby na educação vai recomeçar.

Ética
Pouca transparência

Segundo o Código de Conduta da Alta Administração Federal, ministros e secretários têm que informar publicamente as audiências e compromissos em suas pastas. Não é o que se vê. Para driblar a norma, o que mais consta na agenda de suas excelências é a expressão “cumpre agenda interna”. A Comissão de Ética vai notificar quem faz uso do expediente.

Música
Acordes

img2.jpg

Nesta segunda-feira 1º, bicentenário de nascimento de Frédéric Chopin, o pianista Nelson Freire fará o lançamento mundial de seu CD duplo com 20 noturnos do compositor polonês, gravados em dezembro, na Inglaterra. Em abril, na Rússia, se apresentará com a Orquestra do Teatro Maryinski, de São Petersburgo, dirigida pelo maestro Valery Gergiev, amigo íntimo de Vladimir Putin (ele é padrinho dos filhos de Putin, e vice-versa).