Depois de uma negociação que se arrastava há pelo menos três meses, o Banco do Brasil anunciou na sexta-feira 9 a compra de 49,99% do capital votante do Banco Votorantim por R$ 4,2 bilhões. Com isso, o governo aposta na solução de alguns problemas que se avizinhavam para a economia. Em primeiro lugar, a compra vai capitalizar o grupo da família Ermírio de Moraes, que perdeu R$ 2,2 bilhões no ano passado em operações de câmbio e que agora tem capital de giro e dinheiro para novos investimentos. Com o negócio, o governo amplia a base de atuação do BB no varejo, até então concentrada na área rural, e ultrapassa o Itaú/Unibanco em volume de empréstimos, só ficando em segundo lugar no ranking de volume de ativos. O consumidor também tem a ganhar com essa nova associação bancária, caso se confirmem as previsões do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que aposta no incremento das vendas de automóveis.

i86783.jpg

SÓ SORRISOS Lima Neto, do BB, Guido Mantega e José Ermírio festejam a compra de parte do Votorantim pelo banco estatal (da esq. para a dir.)

“Estamos interessados em que se aumente o financiamento para veículos, principalmente veículos usados”, disse Mantega. “Isso é muito importante neste momento, em que nós queremos recuperar o nível de atividade, o nível de consumo, de venda, nessa área muito importante da economia brasileira.”

Mesmo endossando uma operação que em tese concentraria ainda mais o mercado financeiro, o ministro Mantega disse que a aquisição “fomenta a competição”, ao fortalecer as duas instituições bancárias, o que permitiria cobrar juros mais baixos nas operações de varejo. Mantega também aposta no controle da inflação, que fechou em 4,9% em 2008, para reduzir os juros e retomar o crescimento. “Isso dá um espaço importante para a redução dos juros no País”, disse o ministro. “Claro que temos aí o desafio de reduzir as taxas de juros, reduzir o custo financeiro do País. Temos que recuperar esse terreno que foi perdido, impulsionar de novo venda, consumo e investimento.” Ele fez um apelo para que todos os banqueiros reduzam as taxas de juros. Os bancos, disse Mantega, elevaram as taxas para patamares “inomináveis” no ano passado.

/wp-content/uploads/istoeimagens/imagens/mi_1616214646649381.jpg

O banco tem 6,8 mil funcionários, que serão todos mantidos, e opera junto a 18 mil revendas de carros e 8,6 mil lojas de materiais de construção. Um dos sócios do banco, José Ermírio de Moraes Neto, era só sorrisos durante o anúncio da fusão. “É como um casamento”, disse José Ermírio. O presidente do Banco Votorantim, Wilson Masao, admitiu que a nova associação chegou num momento oportuno. “Hoje o mercado está contraído, num ambiente difícil”, disse Masao.