Crianças, se cuidem. Enquanto a Disney, a Pixar e a Dreamworks continuam disputando a preferência de vocês, as animações dirigidas para gente grande vão conquistando mais espaço e atenção. Só para se ter uma idéia, duas produções chegam às telas esta semana – uma nacional, outra americana. A nossa é Wood & stock – sexo, orégano & rock and roll, 2006, e marca a união entre os personagens criados pelo desenhista paulista Angeli e o diretor de animação gaúcho Otto Guerra. O projeto levou seis anos para ser finalizado e tem como destaque vozes bem conhecidas do grande público: Rita Lee é quem fala pela incorrigível Rê Bordosa e Tom Zé faz a voz de Raul Seixas numa imitação perfeita. No filme, Wood se droga e acorda careca e barrigudo, 30 anos mais tarde, casado com Lady Jane e sustentando o amigo Stock, notório vagabundo. O humor lisérgico tirado diretamente dos quadrinhos de Robert Crumb dá o tom da história.

Deu a louca na Chapeuzinho (Hoodwinked, EUA, 2005) é outra produção para adulto – dos irmãos Cory e Todd Edwards e de Tony Leech. Investe diretamente no terreno das grandes produtoras que é a computação gráfica (CGI) e a idéia foi transformar a história em uma novela noir, nos moldes de Raymond Chandler. Ninguém é o que parece. O Lobo Mau, na verdade, é um repórter investigativo interessado em saber o que tanto a Chapeuzinho fica zanzando de um lado para outro. A Vovozinha esconde sob o cabelo uma tatuagem com três letras g (de
granny, vovó em inglês). Ligada em esportes radicais, suas cenas foram copiadas de filmes como Matrix, Missão: impossível e Triple XXX. Para tornar o filme ainda mais sofisticado, os Edwards criaram o que chamam de “narração em 3D” repetindo cada cena diversas vezes, sempre sob uma nova perspectiva moral. Quem narra o filme é um sapo-detetive dos mais sarcásticos e a diversão maior fica por conta de um esquilo viciado em cafeína e de um bode-cantor que faz o estilo do caipira americano, de banjo e tudo. Não há criança que agüente esse tipo de animação. Mas os adultos se divertem.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias