Uma das maiores diversões dos jovens modernos, a internet pode ser também uma aliada preciosa na reta final para o vestibular. A rede abriga várias páginas e portais com testes, informações sobre processos seletivos e orientações para ajudar o estudante a ter um bom desempenho nas provas. Quem está se preparando para as provas não deve deixar de visitar, por exemplo, o Mundo Vestibular (www.mundovestibular.com.br). O principal destaque do portal é um cursinho online com aulas de todas as matérias dos exames, além de textos sobre literatura e ensinamentos para fazer uma boa redação. Há também reportagens sobre como enfrentar o medo e a pressão desses dias e uma área de notícias sobre a agenda dos exames e processos de seleção em todo o País.

Outro espaço interessante, o Terra Vestibular (vestibular.terra.com.br), é muito rico em testes, simulados e agendas. Além disso, oferece dicas de professores e informações sobre o Enem, o programa de financiamento de cursos do governo federal (Fies) e o Provão. Uma das sessões do Terra mais atraentes traz orientações sobre cursos de graduação e programas no Exterior. O aluno descobre o preço dos projetos, as ofertas gratuitas e as instituições estrangeiras que oferecem bolsas de estudo. O UOL Vestibular (vestibular.uol.com.br) segue a mesma linha, mas tem como ponto forte os atalhos para cursos, programas de pós-graduação, dicionários, tradutores e instituições de ensino.

O Fuvest (www.fuvest.br) é outro endereço indispensável. O portal abriga uma ótima sessão com simulados das provas da primeira fase da Fuvest desde 1980. Depois de fazer um desses exames, o estudante pode comparar seu desempenho com os dos concorrentes de cada ano escolhido. Outro espaço interessante deste site é o Livro On Line, onde é possível baixar gratuitamente várias obras de domínio público úteis para as provas. Apesar de faltar pouco para o teste final, não é difícil encontrar jovens em dúvida sobre o curso a seguir. Para esses, os testes vocacionais ajudam. É possível encontrar bons deles na página do consultor Carlos Martins (www.carlosmartins.com.br) e no Portal dos Estudantes (www.oportaldosestudantes.com.br). A internet não substitui livros e apostilas. Nem salva quem deixou de estudar e agora corre desesperado contra o tempo. Mas é uma bela aliada para quem pretende recuperar algum terreno ou melhorar o bom serviço feito em casa e na escola.