Comportamento

Vim, vi e venci

Brasileiros que moram no exterior fazem sucesso com vídeos em que mostram, com orientações práticas, como fazer para mudar para outros países

Vim, vi e venci

Viaje com a Cris

Quem olha à distância, pode pensar que o gerente de marketing paulista Mario Bortoletto, 31 anos, é uma celebridade. Em plena Dublin, capital da Irlanda, ele é reconhecido por brasileiros que param para cumprimentá-lo e fazer efusivos agradecimentos. Bortoletto não os conhece, mas sabe muito bem por que se tornou tão familiar. Ele ficou famoso após ter criado o canal no Youtube “Marião na Europa”, em janeiro de 2013, no qual conta seu dia a dia no exterior e orienta os conterrâneos que querem morar na Irlanda. O paulista se mudou para Dublin em 2011 e decidiu fazer um blog para contar suas experiências aos amigos. Foi então que transformou os textos em vídeos – e deu certo. O canal vem crescendo exponencialmente a cada semana e já passa dos 21 mil inscritos. “Explico, por exemplo, como tirar visto e encontrar moradia.” Hoje, o ex-gerente de marketing trabalha como agente de intercâmbio, mas, no início, já lavou louça em restaurantes e fez diversos bicos para se manter.

TUBER-1-IE.jpg
Viaje com a Cris
Nome: Cristiana Cruz País: Alemanha Emigrou em: 2010

Mario Bortoletto não é um exemplo isolado. Como ele, há muitos brasileiros que emigraram para países-desejo e estão fazendo sucesso orientando compatriotas que querem seguir o mesmo caminho. A crise econômica fez multiplicar o número de famílias que estão deixando o País. Segundo a Receita Federal, aumentou em 67% o número de Declarações de Saída Definitiva do Brasil entre 2011 e 2015. Só no ano passado, saltou 40% na comparação com 2014. Além da Irlanda, o Canadá é uma opção muito procurada, pois tem mostrado interesse em levar brasileiros para trabalhar lá. Segundo o Youtube, os canais que dão dicas sobre o Canadá são os mais exibidos no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

TUBER-2-IE.jpg
Marião na Europa
Nome: Mario Bortoletto País: Irlanda Emigrou em: 2011

O artista Dimitri Kozma, 40 anos, e sua esposa Fabiana Ferlin, 38 anos, percebem que o interesse por seus vídeos cresceu nos últimos tempos. Eles moram em Vancouver, no Canadá, desde 2009, quando começaram a comandar o canal “Canadá Diário”, que hoje passa dos 80 mil inscritos e de 6 milhões de visualizações. Entre curiosidades do dia a dia, comidas diferentes, lojas e preços dos mais variados produtos, eles dão dicas de intercâmbio, comparam o país com o Brasil e mostram o lado bom e ruim de se viver no Canadá. “Em um de nossos vídeos mais acessados, comentamos uma polêmica lista de motivos para não imigrar para o Canadá”, afirma Kozma. Hoje, eles recebem cerca de 3 mil comentários por mês. O casal tem dois filhos, Eric, 5 anos, e Lorena, 2 anos, que aparecem nos vídeos esporadicamente.

TUBER-3-IE.jpg
Canadá Diário
Nome: Dimitri Kozma e Fabian Ferlin País: Canadá Emigrou em: 2009

A Alemanha é outro país que muitos brasileiros gostariam de morar. Cristiana Cruz, de 29 anos, mora há seis anos na cidade de Colônia. Ela se casou com a alemã Teresa e criou o “Viaje com a Cris” em 2013. “Eu fiz o canal porque aqui é muito frio e, apesar de eu já estar trabalhando, a gente acaba ficando muito sozinha”, diz. “Então comecei a fazer vídeos para mostrar o que a Alemanha tem de bom.” Hoje, o canal tem quase 30 mil inscritos. Nos vídeos, Cris conta como vive um casal homossexual na Alemanha, como é lidar com o frio e dá orientações para aprender a falar em alemão e fazer intercâmbio no país.

G.jpg

FOTOS: Isabela Campos Fotografie; Mario Bortoletto; Rafa Ramos